Os pacientes diagnosticados com Covid-19 (Coronavírus) já ocupam 85% dos leitos destinados a doença no Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado em Teresina (PI). O número foi divulgado na manhã desta terça-feira, (12), durante a teleconferência do HGV com profissionais do Hospital Osvaldo Cruz, de São Paulo.
Do total de 36 leitos de UTIs, o HGV disponibilizou 20 leitos para pacientes com Covid-19 e deste número 17 já estão ocupados. Os demais 16 leitos foram destinados a pacientes com outras patologias.
Segundo Caubi Medeiros, coordenador das UTIs do HGV, no mês de abril, pacientes diagnosticados com Covid-19 ocuparam 30% a 40% dos leitos da UTI do HGV e houve uma reorganização para o número de leitos exclusivos para esta doença fosse ampliada.
“Foi uma mudança absurda das últimas semanas para cá. De repente, os casos começaram a aumentar e, hoje, estamos com 85% dos leitos ocupados, daí a necessidade de ampliação”, destacou.
Os dados da Sesapi apontam que até segunda-feira, 11, foram registrados 49 óbitos no Piauí e um total de 1.443 casos confirmados de Covid-19 no Estado. Sendo que dos 318 pacientes internados, 104 estão em UTIs.