O Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou na tarde dessa quinta-feira, (26/06), que o uso de máscara protetora passa a ser obrigatório no Piauí e quem não cumprir o decreto está sujeito a uma multa de R$500 (quinhentos reais). Para quem for pego descumprindo a medida por mais de uma vez, o valor da multa sobe para R$1.000 (mil reais).
De acordo com Wellington Dias, a reabertura do comércio, marcada para o dia 06 de julho, vai depender dos índices de contaminação e mortes e aponta a prevenção e os cuidados com a transmissão e contaminação, principalmente, com o uso correto de máscaras protetoras como ponto inicial.
“A obrigatoriedade no uso das máscaras já é uma tendência nacional e que o Piauí passa a adotar esta medida. Além disto, o distanciamento social e a higienização com água e sabão ou o uso do álcool em gel “, pontuou.
A obrigatoriedade no uso de máscaras foi incluída no decreto após o governador Wellington Dias publicar em suas redes sociais, na última quarta (24/06), um apelo para o uso deste item de proteção.
O governador contou que em “uma volta na rua para uma atividade” percebeu a falta de consciência de algumas pessoas. Sendo que o uso de máscara protetora no Piauí era até então uma recomendação.