O Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou por meio de live na tarde desta terça-feira, (30/06), as medidas de restrições que serão aplicadas de quinta-feira, (02/07) a domingo, (05/07) no Piauí. As medidas prevêm a suspensão das atividades consideradas essenciais.
Segundo as novas medidas, na quinta-feira (02/07) e sexta-feira, (03/07) funcionarão os serviços considerados essenciais, como: supermercados; farmácias; drogarias; padarias; serviços de saúde; delivery; e postos de combustível. Além disto, haverá ponto facultativo nos órgãos públicos.
Já no sábado (04/07) e no domingo (05/07) funcionarão apenas farmácias e drogarias; delivery, exclusivamente para alimentação; borracharias; postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados em rodovias; atividades agrícolas e agroindustrias; e estabelecimentos que funcionem operando forno.
De acordo com Wellington Dias, as medidas de restrições antecedem a retomada de parte das atividades econômicas em Teresina, que estão previstas para acontecer na segunda (06/07).
“Queremos evitar que tenham pessoas saindo sem organização e sem protocolo. Então, aprovamos ontem, (29/06), no Comitê Emergencial o protocolo geral. Agora, estamos adotando um regramento que tem por objetivo alcançar um corte no índice de transmissibilidade do coronavírus, de uma pessoa passar para outra e, ao mesmo tempo, que a gente tenha as condições de um conforto mínimo em relação a vagas para internação, principalmente, em leitos de UTI”, pontua.
Para o governador do Piauí, as medidas de restrições de quinta a domingo vai contribuir para alcançar um bom índice de isolamento neste período e garante que o regramento terá fiscalização do cumprimento.
“Se temos pessoas com coronavírus em fase de transmissibilidade, em um período de transmissão de seis ou sete dias, conseguiremos cortar quatro deles. Reduzimos a quantidade de pessoas com coronavírus, com chance de reduzir a ocupação de leitos, buscando condições de ter mais gente saindo de alta hospitalar do que entrando”, avaliou Dias.
MAIS DE 20 MIL CASOS CONFIRMADOS
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) registrou no Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19), divulgado na noite dessa segunda-feira, (29/06), que no Piauí foram confirmados 20.422 casos e 663 mortes em decorrência do novo coronavirus. Somente nas últimas 24hs, foram reigstrados 669 novos casos de pacientes infectados pela Covid-19 e 20 mortes pela doença.