O Ginásio Sarah Menezes, que deve ser entregue ainda em 2020, teve o projeto adaptado pela Prefeitura de Teresina para que os atletas possam alcançar alto rendimento e se desenvolver nas condições climáticas da capital, ou seja, em altas temperaturas. A obra está sendo executada no bairro Morada do Sol, na zona leste, e recebeu um investimento de quase R$ 3 milhões.
“Todas as faces do ginásio possuem aberturas superiores para ventilação, que foram ampliadas de forma a ser garantida uma ventilação cruzada. Além disso, como reforço para a ventilação foram projetados espaços para a instalação de climatizadores”, explicou a arquiteta Virgínia Moura, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) e responsável técnica pelo projeto de arquitetura.
O desempenho dos atletas e a sua segurança também foram pontos importantes no projeto. “Pensamos em uma quadra com espaço suficiente para que se possa montar pelo menos três áreas de combate oficial, com espaço seguro para não acontecer acidentes” afirma Expedito Falcão, diretor geral do ginásio e professor de judô.
O Ginásio possui ainda arquibancadas com capacidade para cerca de 360 pessoas, vestiário, enfermaria, copa, e um estacionamento com vagas para até cinco ônibus, 24 motos, 22 carros e 40 bicicletas. Segundo Francinelio Ribeiro, secretário executivo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), várias modalidades esportivas serão oferecidas no Ginásio, como karatê, capoeira e judô, além de outras lutas.