Com protocolos e restrições.

Futebol brasileiro pode retornar em junho

O retorno dos jogos dependerá, apenas, da curva de casos do novo coronavírus.

Atualizado em 20 de maio de 2020 - 17:37

Imprimir

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nessa terça-feira, (19/05), que o futebol brasileiro, programado para acontecer em maio, poderá retornar as atividades em junho deste ano. O retorno dos jogos dependerá, apenas, da curva de casos do novo coronavírus.

Segundo Walter Feldman, secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Campeonato Brasileiro pode ter todos os jogos com portões fechados e ser concluído apenas no começo do 2021.

“Parar foi necessário e voltar é possível. Esse é o grande aprendizado com o retorno do alemão (…). A Alemanha é uma ótima sinalização”, declarou Feldman, comparando com o Campeonato Alemão, que retornou as atividades no último final de semana, com uma série de protocolos e restrições.

A CBF informou que o protocolo final de saúde está em fase de conclusão e será recomendado aos clubes. Dentre as recomendações estão: testes permanentes para a covid-19, distanciamento social, medidas de higiene, transporte em veículos particulares de atletas e jogos com portões fechados.

“Podemos ter sim apenas jogos com portões fechados (…). Em países a epidemia vai e volta, tem novas ondas. Aglomerações mesmo só com vacina e controle absoluto. Dependendo da curva da doença aqui no país (…), mais um mês ou um mês e meio após o pico. Maio abre portas, junho abre outras adicionais e não duvido que em junho, com a volta dos treinos, protocolo sustentado e possibilidade de flexibilização das autoridades de saúde, o futebol possa voltar com restrições”, pontuou.

Na última terça, (19) dirigentes de clubes de futebol, incluindo os presidentes do Flamengo e do Vasco, se reuniram em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro para conversar sobre a situação do futebol brasileiro. Bolsonaro posou para fotos, uma delas com a camisa do Flamengo.

Fonte: Com informações da Agência Brasil