Baixa cobertura vacinal

FMS realiza Campanha de Multivacinação da Criança

A meta de vacinar 95% do público alvo para cada tipo de vacina que existe no Calendário Nacional de Vacinação.

Atualizado em 01 de outubro de 2020 - 23:48

Imprimir

Com a meta de vacinar 95% do público alvo para cada tipo de vacina que existe no Calendário Nacional de Vacinação, e apresentando baixa cobertura vacinal, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) inicia dia 5 de outubro a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, que segue até dia 30 em Teresina.

Esta ação tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução do vírus da Poliomielite, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, e aumentar as coberturas vacinais, assim como diminuir a incidência das doenças preveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde apontam que cerca de metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização em 2020.Segundo os índices do PNI, a cobertura vacinal está em 51,6% para as imunizações infantis. O ideal é que ela fique entre 90% e 95%.

“Precisamos melhorar em todo o país a cobertura vacinal. Em Teresina, temos cobertura vacinal que chegam a apenas 29% do público alvo alcançado, como é o caso da vacina Pneumocócica. Pais e responsáveis levem seus filhos para vacinar”, enfatiza Amariles Borba, Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde.

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), entidade que congrega os principais imunologistas brasileiros, reforça a importância da vacinação, pois ela é um dos maiores progressos da área biomédica na prevenção e controle das doenças infectocontagiosas.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade. Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades preveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

O programa de vacinação é uma das estratégias entre as que mais impactaram na saúde pública nos últimos 100 anos, reduzindo drasticamente o número de óbitos por doenças infecciosas. A vacinação serve para evitar uma doença ou minimizar seus efeitos em um indivíduo. Atualmente, temos vacinas contra a tuberculose, difteria, tétano, febre amarela, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, hepatite B, HPV, entre outras.

“Estas vacinas salvam milhões de vidas, tendo grande impacto social e na economia mundial. Um estudo publicado na revista Health Affairs concluiu que a infecção de adultos por doenças imunopreveníveis custou — entre gastos diretos e perda de produtividade — 9 bilhões de dólares à economia dos Estados Unidos em 2015. Ainda de acordo com os autores, indivíduos não vacinados responderiam por 80% do montante, o que equivale a aproximadamente 7.1 bilhões de dólares. Durante a campanha de multivacinação em Teresina as cadernetas de vacinação deverão ser avaliadas no momento da vacinação. Os registros de doses aplicadas seguem o fluxo no cartão de vacinação de cada criança. Em Teresina todas as 68 Unidades Básicas de Saúde não gripais estarão vacinando”, afirma Amariles Borba.

O Ministério da Saúde, diante do cenário do novo coronavírus, destaca a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando-se todas as medidas de proteção amplamente divulgadas, para diminuir o risco de contágio da doença tanto entre os trabalhadores da saúde e a população. “Lembramos que não temos só a Covid-19 como doença infecciosa. Outras doenças podem, inclusive, agravar o quadro de saúde de quem está com o Coronavírus ou após ter pego a doença. Se você tem Sarampo depois da Covid seu corpo está mais fraco para reagir. Sem falar que uma das grandes complicações da Covid são as pneumonias por bactérias oportunistas, dentre elas os pneumocócicos”, expõe Amariles Borba.

A incidência das doenças imunopreveníveis revela que mudanças importantes ocorreram no seu comportamento com o uso de vacinas e o avanço nas coberturas vacinais ao longo dos anos. “Indicamos que seja realizada administração das vacinas em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência. A limpeza das mãos, pelos usuários é muito importante. Deve-se evitar aglomerações na sala de espera. E o uso de máscara é indispensável”, diz Amariles Borba.

CONFIRA LISTA DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) QUE POSSUEM SALA DE VACINA:

UBS DA REGIÃO SUL:

  1. Vila Confiança
  2. Leônidas Antonio Deolindo (Saci)
  3. Hugo Prado
  4. Dr José Wilson Batista (Vermelha)
  5. Maria de Jesus Carvalho (Porto Alegre)
  6. Bruno Rafael Rodrigues De Sousa (Esplanada)
  7. Dr Augusto de Castro (Km 07)
  8. Dr Durvalino Couto (Bela Vista)
  9. São Camilo (Lourival Parente)
  10. Dr José Cândido/Carolina Silva
  11. Nossa Senhora da Paz (Vila Da Paz)
  12. Sérgio Luiz Chantal Nunes (Três Andares)
  13. Cristo Rei
  14. Parque Pioneiro I/Santo Antonio
  15. Dr José de Arimatea Dos Santos (Betinho)
  16. Dr Francílio Ribeiro de Almeida (Angelim)
  17. Dep. Xavier Neto (Mário Covas)
  18. Dra Virgínia Castelo Branco (Sta. Clara)
  19. Chapadinha Sul
  20. Dr Elon Constantino De Aguiar (Alegria)
  21. Dr Leônidas Melo (Cerâmica Cil)
  22. Antonio Pessoa dos Santos (Vamos Ver o Sol)
  23. Fernando G C Lima – Portal da Alegria

UBS DA REGIÃO NORTE:

  1. Cecy Fortes
  2. José Ribeiro de Carvalho (Cidade Verde)
  3. Memorare
  4. Dr Manoel Ayres Neto (Parque Wall Ferraz)
  5. Dr Mariano Mendes (Monte Alegre)
  6. Parque Brasil
  7. Dr Evaldo Carvalho (Nova Brasília)
  8. Adelino Matos
  9. Dr Marcos Guedes (Nova Teresina)
  10. Jacinta Andrade I
  11. Dr Fernando Gomes Correia Lima (Jacinta Andrade II)
  12. Dra Maria Teresa de Melo Costa (Mafrense)
  13. Deputada Francisca Trindade (Água Mineral)
  14. Buenos Aires
  15. Dois Irmãos
  16. Bela Vista Rural
  17. João Cirilo (Boa Hora)
  18. Mafrense

UBS DA REGIÃO LESTE:

  1. Dra Onésima Nascimento (Santa Bárbara)
  2. Dr Henrique Melo Castelo Branco (Vale Do Gavião)
  3. Vila Bandeirante
  4. Dr Félix Francisco Pereira Batista (P. Universitário)
  5. Mama Mia
  6. Piçarreira
  7. Dr Francisco José da Costa Sousa (Ininga)
  8. Anita Ferraz
  9. Vila do Avião
  10. Deputado Alberto Monteiro (Soinho)
  11. Dr Dirceu Arcoverde (Santa Teresa)
  12. Gilmar Carvalho/Santa Luz
  13. Coroatá
  14. Cacimba Velha
  15. Campestre Norte
  16. Santa Isabel

UBS DA REGIÃO SUDESTE:

  1. Nossa Senhora da Guia
  2. Pe. Mário Rocchi (P. Esperança)
  3. Dr Reginaldo M. Castro (Renascença)
  4. Raimunda Soares Oliveira (Firmino Filho)
  5. Dr Gil Martins (Usina Santana)
  6. Deus Quer
  7. Alto da Ressurreição
  8. Boquinha
  9. Taboca do Pau Ferrado
  10. Dr Chagas Martins (Estaca Zero)
  11. Atalaia
  12. Renascença

ESTABELECIMENTOS NO CENTRO:

  1. Centro de Saúde Lineu Araújo
  2. Hospital Infantil Lucídio Portela

Fonte: Ascom/FMS