Fisioterapia ocular visa melhorar a função visual e qualidade de vida dos pacientes

Hoje, 8 de setembro é destinada à celebração do Dia Mundial da Fisioterapia, que homenageia os profissionais que atuam com os cuidados da saúde, sobretudo relacionados aos movimentos do corpo.

Publicada em 8 de setembro de 2024 - 11:19

Imprimir

Anualmente, a data 8 de setembro é destinada à celebração do Dia Mundial da Fisioterapia. A iniciativa visa reconhecer e homenagear esses profissionais que atuam de formas amplas em prol da garantia de cuidados à saúde, sobretudo relacionados aos movimentos do corpo. Uma das ramificações importantes dentro dessa área é a fisioterapia ocular, que é uma especialidade de terapia oftalmológica dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos distúrbios ou condições visuais por meio de técnicas não invasivas e treinamento óculo-visual para o tratamento.

O Vilar Hospital de Olhos possui um setor especializado nessa área, desenvolvendo técnicas e atendimentos humanizados aos seus pacientes diariamente. O Dr. Hélio Siqueira, fisioterapeuta ocular do Vilar, explica que este campo da fisioterapia tem como objetivo “melhorar a função visual e a qualidade de vida dos pacientes, utilizando exercícios e terapias específicas para fortalecer os músculos dos olhos, melhorar a coordenação ocular e visual, além de aliviar os sintomas de fadiga ocular”. Compartilha, também, que “o Vilar é um incentivador e diferencial dentro da promoção e incentivo da fisioterapia ocular a nível nacional”, expressa.

Casos indicados para fisioterapia ocular

Os principais casos indicados para a fisioterapia são: síndrome da visão de computador, que é uma condição cada vez mais comum, caracterizada por dor nos olhos, visão embaçada e dor de cabeça, resultante do uso prolongado de dispositivos digitais. Além disso, o estrabismo e ambliopia também são casos indicados, assim como a fadiga ocular. Nesses casos, são aplicadas técnicas e atividades que visem auxiliar no tratamento ocular. Fisioterapia ocular visa melhorar a função visual e qualidade de vida dos pacientes.


Matérias relacionadas