“A transição é um momento no qual a democracia demonstra sua maturidade”, disse o prefeito de Teresina, Firmino Filho, durante evento virtual promovido pela Comunitas. A iniciativa tem como objetivo apoiar os novos chefes dos executivos municipais escolhidos nas últimas eleições.
Na Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos, realizada na noite da última quarta-feira, Firmino destacou que nos últimos dezesseis anos que esteve à frente da Prefeitura de Teresina foi possível ter uma vivência muito grande com relação à gestão pública, formação de equipes e do que é necessário para uma transição de governo. “É importante que se tenha respeito à legislação que rege este momento do final da gestão. A formação das equipes é fundamental, tanto a do governo que está saindo como o que vai assumir, sempre através do diálogo qualificado para fornecimento das informações mais importantes”, disse.
“Minha recomendação no momento da transição é que quem vai assumir aprenda com quem ainda está lá, que dê continuidade ao que já foi feito e melhore cada vez mais”, disse, Pedro Parente, chefe da Casa Civil durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso e responsável pela transição de governo para Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.
Também esteve presente no evento o cientista político Fernando Schüler, da escola de negócios Insper. Ele destacou que a transparência no momento da transição é fundamental. “É necessário deixar claro a situação das finanças municipais e dos problemas existentes”, salientou.
Em Teresina, a transição governamental já foi iniciada. Esta semana, representantes da Prefeitura receberam os membros da equipe de transição da próxima gestão municipal para deliberar as questões necessárias para o início do próximo mandato.