Esther Dweck é nomeada como ministra dos Direitos Humanos

Temporariamente, Esther Dweck vai acumular a função com a de ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos até a definição do novo titular.

Atualizado em 07 de setembro de 2024 - 13:24

Imprimir

Após exonerar Silvio Almeida, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva nomeou, de forma interina, Esther Dweck para o cargo de ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Temporariamente, Esther Dweck vai acumular a função com a de ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos até a definição do novo titular.

A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Presidência da República, por meio de nota, na noite dessa sexta-feira (6) após reunião do Lula com o ex-ministro Silvio Almeida.

A exoneração de Silvio Almeida foi resultado de denúncias de assédio sexual e a Polícia Federal abriu investigação sobre o caso. Além disso, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para investigar os fatos.

O ex-ministro Silvio Almeida estava sob o comando do ministério desde o início de janeiro de 2023. Ele é advogado, professor universitário e se projetou como um dos mais importantes intelectuais brasileiros da atualidade ao publicar artigos e livros sobre direito, filosofia, economia política e, principalmente, relações raciais.

Saiba mais sobre o caso

As acusações de assédio sexual contra Silvio Almeida surgiram com denúncias de mulheres, dentre elas a ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, que alegou ter sido vítima de comportamentos inapropriados e assédio sexual por parte de Almeida. Segundo as denúncias, essas ações ocorreram em situações profissionais e sociais, criando um ambiente hostil e desconfortável para a ministra Anielle.