Desde o início da quarentena motivada pelo novo coronavírus, a Equatorial Piauí vem atuado para contribuir com as ações de enfrentamento da Covid-19 no Estado. Além do trabalho em campo diário, por meio de um plano de contingência para garantir o fornecimento de energia em hospitais e demais centros de assistência à saúde durante a pandemia, a Distribuidora também tem colaborado com diversas doações àqueles que mais necessitam neste momento.
Depois de contribuir com quase R$ 300 mil reais para o Governo do Estado, valor revertido em cestas básicas, produtos para limpeza e de higiene pessoal. A Equatorial Piauí abraçou quatro instituições sem fins lucrativos que prestam assistência a pessoas que integram grupo de risco da Covid-19: Abrigo São Lucas, Lar da Esperança, Lar de Maria e Manain, que receberam mais de R$ 100 mil reais em donativos. A Distribuidora consultou as necessidades de cada entidade e doou cinco toneladas de alimentos, além de 500 latas de leite em pó, 500 unidades de álcool em gel, 2.500 pacotes de fraldas descartáveis, 10 colchões, dentre outros produtos.
“O Grupo Equatorial Energia chegou ao Piauí há menos de dois anos e sempre entendeu que seu papel vai muito além de levar energia com qualidade para os piauienses. Temos a convicção que devemos participar ativamente do desenvolvimento do Estado e, isso inclui entrar na luta contra o novo coronavírus. Essas doações fazem parte de um pacote de ações da empresa que buscam auxiliar o poder público e o terceiro setor no combate da Covid-19”, declara Nonato Castro, presidente da Equatorial Piauí.
Atualmente, a Casa de Repouso Manain acolhe 42 idosos e a instituição está restringindo a visitação por conta da quarentena, que acaba refletindo na queda das doações. “Durante a pandemia temos passado por momentos difíceis, mas nessa grande luta diária encontramos parceiros como a Equatorial Piauí, que está abraçando nossa causa junto com a gente. A doação que recebemos é de grande valia para a instituição. Agradeço em nome de todos os idosos acolhidos”, declara Cristiane Campos, diretora do Manain.
Inaugurado em junho de 2000, o Lar de Maria ampara crianças portadoras de câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A instituição é mantida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC PI) e foi beneficiada com diversos itens para o auxílio nessa assistência. “Cada item recebido vai fazer a diferença na vida de muitos pacientes com câncer. As necessidades não esperam. A vida carece de quem faz a diferença para outras pessoas e a Equatorial é exatamente assim: solidária, companheira, amiga e, sobretudo, capaz de iluminar a vida de quem necessita de ajuda”, afirma Lenora Campelo, Coordenadora de Voluntariado da RFCC PI.
DOAÇÕES PARA A CULTURA
A Equatorial Piauí colaborou também com ações sociais em prol da classe artística piauiense. A Distribuidora apoiou eventos culturais que buscavam arrecadar donativos para os profissionais da arte. Além do programa Sábado É Live, veiculado na TV Antena 10, a Distribuidora uniu forças com a Secretaria Estadual de Cultura no projeto Vamos Vencer e contribuiu com cerca de 10 toneladas de alimentos.