Driblar crise

Empresas usam estratégias de fidelização de clientes

O gerenciamento de crise nas empresas tem sido algo extremamente importante nesse período de pandemia do novo coronavírus.

Atualizado em 03 de julho de 2020 - 12:47

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O gerenciamento de crise nas empresas tem sido algo extremamente importante nesse período de pandemia do novo coronavírus. Diante das incertezas provocadas pelo atual cenário, o Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI) realizou uma live com o administrador e especialista em gestão e marketing, Elias Gomes, para tratar sobre marketing de relacionamento no cenário contemporâneo.

A superintendente do CRA-PI, Indira Carvalho, também especialista em Gestão Empresarial, conduziu o bate-papo e destacou a importância da fidelização de clientes para a manutenção e sobrevivência das empresas. “Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitos empresários e microempreendedores já sofreram prejuízos econômicos. Neste momento que estamos vivenciando, as empresas precisam fidelizar seus consumidores e mostrar atenção a eles. Sabemos que compras repetidas por fregueses fiéis geram mais que o dobro de lucratividade comparada a busca de clientes novos”, afirma.

Traçar estratégias efetivas e com foco em bons resultados precisam ser analisados com cautela e muita paciência para se adquirir um retorno e confiança da clientela. O administrador Elias Gomes fala diretamente aos empresários e microempreendedores sobre os planejamentos estratégicos e o cuidar dos negócios.

“Estamos vivenciando uma situação completamente atípica. Não adianta ficar triste ou desesperado, é preciso manter um certo foco e calma, traçar um planejamento e ir em frente. Estamos num momento de cuidar, de cuidar do cliente, das nossas redes de interesses. Então, é necessário ter noção que nesse momento marketing nenhum no mundo vai fazer com que algumas vendas de empresas cresçam, lógico que há empresas que se destacaram no mercado nesse período com expertise e estratégias, devido a um plano bem elaborado”, informa.

O relacionamento, ter mais empatia, o carinho e o reconhecimento é o que vai fazer a diferença no futuro. O consumidor vai ser fiel a uma determinada empresa devido ao comportamento da mesma durante esse momento de crise, se o trata como interessante. “As empresas terão que utilizar o CRM de forma qualitativa, que é uma estratégia que coloca o cliente como foco dos processos de negócio. De repente mande uma mensagem para a carteira de clientes, perguntar se estão todos bem, se sua família está bem, sem a intenção direta de vender seu produto, isso pode fidelizar e manter a clientela”, sugere o especialista Elias Gomes.

Fonte: Com informações da Ascom