Eleições 2024: TRE-PI exclui 10 cidades da lista que receberão reforço das forças federais

No Piauí, das 74 zonas eleitorais, 58 fizeram o pedido, o que corresponde a 188 municípios, dos 224 existentes.

Atualizado em 10 de setembro de 2024 - 13:07

Imprimir

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) decidiu, por unanimidade, excluir 10 cidades solicitantes de tropas federais no Piauí para as eleições de 2024, que acontecerá no dia 6 de outubro. No Piauí, das 74 zonas eleitorais, 58 fizeram o pedido, o que corresponde a 188 municípios, dos 224 existentes.

Os pedidos foram acolhidos em sessão judiciária no dia 29 de julho deste ano, sendo encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a decisão final.

De acordo com o desembargador Ricardo Dantas, vice-presidente e corregedor do TRE-PI, o argumentou para a exclusão foi que em oito cidades do Piauí estão com candidaturas únicas, o que representa risco reduzido de conflito eleitoral, mesmo no estado tendo 11 municípios com chapa única.

Segundo o desembargador Ricardo Dantas, outra cidade que foi excluída da lista de solicitação de tropas federais foi Teresina, a capital.

“O município de Teresina é sede dos órgãos de segurança e conta com reforço necessário. A prioridade são os municípios com menos suportes de policiamento”, explicou.

Confira os municípios não contarão com tropas federais

Teresina

Jacobina do Piauí

Barra D´Alcântara

Antônio Almeida

Bela Vista do Piauí

São José do Piauí

Floresta do Piauí

Santo Antônio dos Milagres

Riacho Frio