Das 74 zonas eleitorais do Piauí, 58 solicitaram um reforço de tropas federais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os pedidos de zonas eleitorais de Teresina estão dentre eles, no entanto, a capital foi excluída desta solicitação. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (6) pelo TRE-PI, durante reunião com juízes eleitorais.
O TRE-PI informou que o Piauí foi o estado que proporcionalmente mais solicitou envio de tropas federais e essas solicitações estão sendo analisadas pelo TSE.
O desembargador Ricardo Gentil Eulálio, relator das solicitações das tropas federais do TRE-PI, explicou sobre a decisão de excluir Teresina das solicitações das forças policiais federais.
“A nossa intenção já é abrir mão das solicitações de Teresina, haja vista que aqui já tem as sedes das forças de segurança, Polícia Militar e Federal. Aqui terá todo esse aparato à disposição para resolver qualquer necessidade que surgir no processo”, ressaltou.
O relator Ricardo Eulálio reforçou também que estão sendo avaliadas as solicitações de municípios em que há apenas um candidato a prefeito na disputa eleitoral.
“A gente chegou à conclusão de que é preciso revisar essa medida e nesse final de semana vamos fazer esse estudo. De antemão, a gente já está definido que essas zonas eleitorais que só tem um candidato, nós temos oito zonas assim, e dentre elas seis requisitaram. Então, nós vamos a partir daí dizer que não há necessidade para nenhuma delas”, destacou.