Foram divulgadas nesta terça-feira (21/07) as chapas que se candidataram para disputar a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para os próximos quatro anos: são cinco professores da instituição que objetivam comandar a instituição até 2024, juntamente com seus candidatos a vice.
Este ano, a comunidade acadêmica da UFPI terá um processo de consulta diferente dos anos anteriores: por conta da pandemia de Covid-19, será um processo totalmente virtual, sem atividades presenciais. A votação deverá ocorrer por meio de um sistema online, o SIGEleição, que deverá estar disponível para consulta de estudantes, professores e servidores no dia 12 de agosto de 2020.
Vale lembrar que esta consulta não tem caráter oficial. O resultado da votação da comunidade serve de base para o Conselho Universitário formar uma lista tríplice, que é encaminhada ao Governo Federal. Cabe ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) designar, dentre os três nomes, quem assumirá o cargo. Em algumas ocasiões, o governo não tem respeitado o resultado das consultas nas universidades.
CANDIDATURAS:
Sandra Lima Vasconcelos Ramos: professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Centro de Ciências da Educação (CCE). Realiza pesquisas nas áreas de Educação Inclusiva, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Didática, Livros Didáticos, Jogos e Brinquedos, Psicopedagogia e Educação de Jovens e Adultos. Tem como candidato a vice-reitor o professor Bruno Leandro Maranhão Diniz, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).
André Macedo Santana: professor do Departamento de Computação, Centro de Ciências da Natureza (CCN), é o atual Pró-Reitor de Planejamento da instituição. Atua na Coordenação do Laboratório de Robótica Aplicada, Pesquisa Operacional e Otimização (RAPOOZA). É Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC e DCCMAPI). Tem como candidato a vice-reitor o professor Carlos Sait Pereira de Andrade, do curso de Geografia, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).
Gildásio Guedes Fernandes: professor e atual diretor do Centro de Educação Aberta à Distância (CEAD) e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na UFPI. Trabalha com Usabilidade da Interface humano computador de Sistemas Computacionais, Educação a Distância e Avaliação e Gestão de Sistemas Educacionais. É Ex-diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI, e ex-diretor da Superintendência de Tecnologia de Informação, dentre outros cargos que exerceu na instituição. Tem como candidato a vice-reitor o professor Viriato Campelo, do Departamento de Parasitologia e Microbiologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Nadir do Nascimento Nogueira: professora do Departamento de Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e atual Vice-Reitora da UFPI desde 2013. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase nos temas: zinco, ferro, ácido fólico, anemia e, mais recente, na área de minerais e doenças crônicas não transmissíveis. Tem como candidato a vice-reitor o professor Marcos Antonio Tavares Lira, do curso de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia (CT).
Marcus Sabry Azar Batista: professor do Departamento de Medicina Especializada (CCS), com doutorado em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Tem como candidato a vice-reitor o professor Antônio Airton Carneiro de Freitas, do curso de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia (CT).