Na manhã deste domingo, (21/06), cerca de 450 detentos fizeram motim na Penitenciária Irmão Guido, localizada na zona rural de Teresina, nos pavilhões B, C e D . Na ação, os detentos quebraram celas e arrancaram as grandes.
Durante o motim, foram acionadas as equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipes da Polícia Militar, além da Tropa de Choque.
Segundo Kleiton Holanda, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), os danos causados pelo motim não foram maiores e não há registro de fuga de detentos.
“Grades de detenção foram arrancadas, cadeados quebrados e vergalhões retirados das paredes para serem utilizados como arma branca”, pontuou.
José Roberto, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), destaca sobre a fragilidade na segurança da Penitenciária Irmão Guido. “Hoje temos sete policiais penais no plantão para custodiar aproximadamente 500 presos. Basta ver a facilidade com que os presos derrubam as grades”, informou.