A Defensoria Pública do Estado do Piauí solicitou à Fundação Municipal de Saúde esclarecimentos quanto aos critérios e o cronograma para a aplicação das vacinas contra a Covid-19. A solicitação foi feita por meio de ofício assinado pelo defensor público de Categoria Especial, Nelson Nery Costa, e encaminhado ao presidente da FMS, médico Antônio Gilberto Albuquerque Brito.
Ao fazer a solicitação, o defensor público destacou ser direito dos assistidos pela Defensoria Pública, assim como da população como um todo, saber sobre os critérios e cronogramas de imunização.
O defensor elencou ainda o fato de atuar na área da saúde junto às seis Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, onde constantemente encontra assistidos que comparecem a hospitais e postos de saúde.
Nelson Nery Costa explica ainda que “enquanto Fortaleza começa a vacinar os idosos, a Fundação Municipal de Saúde ainda não disse quando vai começar para essa população. Apesar do número reduzido ainda das doses na capital, já deveria sinalizar alguma informação e ser mais transparente no cronograma. Por hora, só queremos a informação para tranquilizar os idosos e vulneráveis”.