O prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou nesta segunda-feira, (18/05), decreto que torna mais rigorosas as fiscalizações nas pontes que ligam Teresina e Timon (MA). O decreto prevê cadastro de identificação digital para ser apresentado ao trafegar pelas barreiras.
Para quem precisa trafegar entre Teresina e Timon (MA) deverá se cadastrar no site da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em Barreira Covid-19, para obter documento digital comprobatório. O desrespeito ao decreto prevê a aplicação de multas no valor de R$ 195,23, por cada passageiro transportado e ainda apreensão de veículos.
Segundo o decreto, tem como objetivo diminuir a disseminação do novo coronavírus em Teresina, para transitar entre as cidades, será necessário apresentar perante as autoridades de fiscalização: documentos de identificação pessoal, habilitação do condutor e comprovante de endereço residencial. Além disto, documentos referentes ao veículo, como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
Quem mora em Timon mas trabalha em Teresina precisará apresentar a comprovação da necessidade de trafegar entre os dois municípios. O tráfego é permitido para os servidores e empregados públicos, trabalhadores de empresas privadas, funcionários que atuem em serviços essenciais.
Casos de atendimentos de saúde também serão permitidos, além de outros casos especificados no decreto. Já para as pessoas que apresentarem sintomas relativos ao Covid-19 será orientado a procurar atendimento médico no sistema de saúde do Estado do Maranhão.