O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) se reuniu nesta terça-feira (06/10) com o candidato à Prefeitura de Teresina Kleber Montezuma (PSDB) para discutir assuntos ligados ao setor. Na ocasião, foi abordado sobre a importância de destravar burocracias para dar celeridade aos projetos de expansão da capital. O encontro ainda contou com a presença de outros representantes políticos, empresários e participação online dos associados do Sindicato.
Durante seu pronunciamento, o candidato Kleber Montezuma destacou que teve a oportunidade de trabalhar durante quatro anos na Secretaria de Habitação, na primeira gestão do prefeito Firmino Filho e garantiu que atuará pela desburocratização que existirem dentro da Prefeitura para se criar em Teresina um ambiente de negócios favorável em que os construtores possam ter seus empreendimentos de forma segura e rápida, beneficiando toda a cidade.
“Quem traz essa palavra hoje {destravar} é o professor Kleber, porque temos que seguir dialogando com o setor produtivo e quem constrói a cidade. Vamos trabalhar firmemente para destravar o que for necessário para que a economia flua da melhor forma possível. A rigor, isso já está sendo feito pela Prefeitura de Teresina, que aprovou recentemente um novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que já traz muito dessas facilitações, resguardando os interesses da cidade, mas, ao mesmo tempo, criando um ambiente mais favorável para construção e outros setores produtivos”, explicou o candidato.
De acordo com Francisco Reinaldo, presidente do Sinduscon Teresina, a entidade foi procurada por alguns candidatos à Prefeitura para ouvir as sugestões que a classe tem para o setor. Outros encontros já estão agendados e ocorrerão nos próximos dias. “A ideia é sugerir e, assim contribuir com os candidatos para que tenhamos uma cidade cada vez melhor. Foi muito bem colocado pelos colegas presentes que a palavra mágica é destravar, porque nós precisamos melhorar os processos dentro da Prefeitura para que o setor produtivo possa cada vez mais contribuir com a cidade”, pontua.
O gestor ainda acrescenta que a construção hoje tem um peso muito grande nas decisões políticas. “Acho que essa importância temos que creditar ao programa Minha Casa, Minha Vida. Lógico que o programa teve alguns problemas e dificuldades que poderão ser melhorados no Casa Verde e Amarela, que é uma continuidade. Todas as instâncias de Governo estão atentas ao nosso setor, porque temos um papel cada vez maior na economia do Brasil”, frisa Francisco Reinaldo.
Guilherme Fortes, vice-presidente do Sindicato, também reconhece que o encontro realizado hoje foi muito positivo para toda a categoria. “O candidato Kleber mostrou entender os problemas que passam o setor em relação à velocidade de aprovações e se mostrou interessado, se assumir a Prefeitura, em garantir celeridade, tirando as travas, melhorando tecnologia e treinamento”, ressalta.
Setor tem reagido positivamente após retorno
Quanto ao reaquecimento da construção, Francisco Reinaldo ainda coloca que “o setor reagiu muito bem à volta. As vendas estão ocorrendo, existem lançamentos previstos e eles significam emprego no futuro. A construção tem um nível de empregabilidade muito grande. Em 2019, representamos 54% do PIB Industrial do Piauí. Muito provavelmente um grande percentual dele está em Teresina e, muitas vezes, ligados à incorporação imobiliária, serviços e construção de um modo geral”, finaliza o presidente.
Próximo encontro
O Sindisucon já tem outro encontro agendado para a próxima, quinta-feira, dia 08 de outubro. O setor irá se reunir na Fiepi com o candidato à prefeito Dr. Pessoa (MDB).