Conheça sintomas e tratamentos para Varizes

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes acometem 30% dos homens e 45% das mulheres,

Atualizado em 01 de outubro de 2024 - 17:21

Imprimir

Dores, cãibras, fadiga nas pernas, além do escurecimento de alguns pontos nos membros inferiores, esses são alguns dos sinais que podem apontar para o surgimento das varizes. Afetando aproximadamente 38% da população, esse é um problema circulatório que pode afetar tanto homens como mulheres, e que pode trazer consequências que vão além da estética.

Com ocorrência em 30% dos homens e 45% das mulheres, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes ocorrem quando as veias que levam o sangue de volta ao coração acabam perdendo a elasticidade, se dilatando e acumulando sangue em seu interior.

Crédito: Reprodução

Segundo o cirurgião vascular da Clínica DMI, Nilo Macedo, as taxas maiores de incidência em mulheres podem ter relação com o estrogênio, hormônio muito presente nelas. Ele também explica que a avaliação da gravidade de cada caso depende da atenção e do acompanhamento médico.

“A presença maior de varizes em mulheres pode estar relacionada à condição hormonal delas, com maior presença de estrogênio. Entretanto, não há consenso sobre isso. Já sobre o cuidado médico, normalmente o paciente procura o médico quando os sintomas incomodam ou quando tem muita queixa estética, mas tudo depende da avaliação clínica do médico”, explica.

Além das dores e da mudança na tonalidade da pele na região afetada, as varizes são preocupantes, pois, podem, em casos graves, levar a úlceras nas pernas e até à trombose, quando ocorre a coagulação do sangue dentro da veia, bloqueando a circulação.

“Varizes com insuficiência das veias safenas costumam ter mais sintomas, e a cirurgia pode ser mais demorada ou um pouco mais trabalhosa. Mas hoje, com cirurgias cada vez menos invasivas, a própria safena pode ser tratada com lasers ou até mesmo de forma ambulatorial”, afirma o especialista.

Mesmo com os riscos, é possível evitar ou mesmo tratar as varizes quando em estágio inicial, por meio de atividade física e perda de peso. Segundo o cirurgião, a consulta com um especialista ajudar a definir qual a melhor forma de se cuidar e tratar esse tipo de problema.

“Se você tiver sintomas de veias calibrosas, chamadas de veias quebradas, sentir dor ou cansaço nas pernas, agende uma consulta com um cirurgião vascular para você ser avaliado. Muitas vezes o tratamento é simplesmente o uso de meias elásticas, medicamentos, mas também pode ser um tratamento cirúrgico, que vai desde as aplicações nos vasinhos, até mesmo intervenção cirúrgica”, finaliza.


Matérias relacionadas