Pagamento do novo auxílio emergencial
O presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Cidadania, João Roma, e os presidentes da Caixa, Pedro Guimarães, e da Dataprev, Gustavo Canuto, anunciaram nesta quarta-feira (31) que o pagamento do auxílio emergencial começa na próxima terça-feira (6).
No último dia 26, foi publicado decreto que regulamenta o pagamento do auxílio emergencial 2021, instituído no último dia 18 de março por meio de Medida Provisória.
O apoio financeiro será pago a trabalhadores informais de baixa renda e aqueles inscritos em programas sociais como o Bolsa Família, caso o novo benefício seja mais vantajoso. Informações da Agência Brasil.
Restrinções até domingo
Além das restrinções impostas pelo decreto estadual por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus em todo Piauí, como a suspensão de todas as atividades presenciais sociais e econômicas, também determina o fechamento de praias, viagens intermunicipais e vendas de bebidas alcoolicas nos depósitos e redes de supercados. Somente estão permitidas até Domingo de Páscoa, dia 4 de abril, atividades essenciais.
Aniversário de Teresina
O feriado do aniversário de Teresina, 16 de agosto, antecipado para esta quarta-feira (31), conforme aprovação por maioria da Câmara de Vereadores, não agradou muito o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), que votou contra a proposição. O parlamentar é defensor da manutenção das atividades comerciais e econômicas. “Acredito que o local de trabalho é seguro e que neste ambiente se obedece aos protocolos sanitários. A antecipação dos feriados fomenta e pode incentivar outros tipos de aglomerações”, disse o progressista.
Mudanças no PDT
O Partido Democrático Trabalhista, presidido no Piauí pelo ex-prefeito Chico Leitoa, de Timon (MA), deve renovar sua direção estadual provisória em junho. Além da ala histórica da sigla que busca espaço desde as últimas eleições municipais, o vereador Evandro Hidd, que é o vice-presidente da legenda, também se articula para permanecer no comando do partido para trabalhar nomes que possam compor chapas proporiconais tanto para o legislativo estadual quanto federal.
Fies
Os estudantes interessados no processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Fundo de Financimaneto Estudantil (Fies) ganharam mais prazo para fazê-lo. O Ministério da Educação prorrogou para 14 de abril o prazo para convocação da lista de espera para estudantes. O prazo inicial terminaria às 23h59 da última quinta-feira (18). Segundo a pasta, todos os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única estão automaticamente incluídos na lista de espera. Para saber o andamento da inscrição, o estudante deve fazer o acompanhamento pela página do Fies. Após a convocação, quem estiver inscrito tem até três dias úteis para fazer a complementação da documentação para contratar o financiamento da faculdade que pretende cursar. De acordo com o ministério, serão ofertadas neste ano 93 mil vagas pelo Fies. No primeiro semestre, estarão disponíveis 40 mil vagas para 24,4 mil cursos de graduação em 1,4 mil faculdades privadas em todo o país. Mais de 128 mil alunos estão inscritos no processo de seleção para obter o financiamento.