Dunas
As dunas têm avançado na estrda que dá acesso às praias de Barra Grande e Macapá, no litoral piauiense. Os teresinenses e turistas de outros estados que viajam para essas praias enfrentam problemas para ultrapassagem, já que a areia avança pela pista da PI-116 e fica acumulada, dificultando passagem de carros de passeio. A coluna constatou no último final de semana que muitos veículos tiveram dificuldade de ultrapassar esses trechos da pista tomados pelas dunas. A reclamação dos motoristas tem sido no sentido de que sejam adotadas providências pelas autoridades competentes para remover a areia da pista.
Turismo
Além dos acessos às praias de Barra Grande, Macapá e cidade Cajueiro da Praia, a PI-116 também dá acesso à Lagoa do Sobradinho, Carnaubinhas e alguns povoados na zona rural. Mesmo sem programação de festas para Luís Correia, o litoral piauiense sempre é o destino de boa parte dos teresinenses e turistas em geral em feriados prolongados, o que exige das prefeituras da região e do próprio Governo do Estado ações no sentido de remover a areia da rodovia para evitar transtornos e potencializar o turismo para o liroral piauiense.
Vices em alta
As mulheres prometem fazer a diferença nessas eleições para a Prefeitura de Teresina e os eleitores que forem às urnas têm opção para escolher. Na disputa pelo Palácio da Cidade estão quatro candidatas a prefeita e sete a vice-prefeitas nas chapas majoritárias dos partidos. São candidatas a prefeita: Lourdes Melo disputa pelo PCO, Lucineide Barros pelo PSOL, Gessy Fonseca pelo PSC e Simone Pereira pelo PSD.
Pedágio
Os motoristas que viajaram pela BR-343 foram surpreendidos e demonstraram preocupação ao serem abordados sobre a possibilidade de implantação de um pedágio na rodovia federal. Para alguns ouvidos pela coluna, não acreditam que isso seja verdade. “Chega de cobrança de taxas”, citou um. Mas o questionamento se trata de uma pesquisa contratada pela Prefeitura de Teresina para embasar a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que também ouve os condutores sobre diversas outras situações. A informação é que não existem projetos nesse sentido visando implantar pedagios em Teresina.
Meditação
Encaminhado para sanção do prefeito Firmino Filho (PSDB), o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Teresina, de autoria do vereador Caio Bucar (Republicanos), que incentiva o desempenho escolar por meio da meditação e da inteligência emocional. O projeto tem como público-alvo tanto professores como alunos. Bucar destaca na justificativa do projeto que a meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e foco no presente, trazendo inúmeros benefícios para seus praticantes, especialmente no que concerne a questão do aprendizado.
2º turno
Conforme o Superior Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 95 municípios do país com mais de 200 mil eleitores podem ter de realizar um segundo turno de votação para a escolha de prefeito e vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2020. O primeiro e o segundo turno do pleito foram adiados, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, conforme Emenda Constitucional promulgada pelo Congresso Nacional em 2 de julho. Com relação às capitais, manteve-se o mesmo quadro das Eleições de 2016: das 26 capitais dos estados, 25 têm mais de 200 mil eleitores em 2020, à exceção de Palmas (TO). Este ano, não há pleito no Distrito Federal nem em Fernando de Noronha (PE).