De Olho

Coluna “De Olho”: Após apoiar Fábio Abreu, JVC pode indicar vice do PL

Atualizado em 03 de setembro de 2020 - 07:50

Imprimir

PTB/PL
Após decidir pelo apoio ao pré-candidato a prefeito do PL à Prefeitura de Teresina, deputado federal Fábio Abreu, o empresário João Vicente Claudino, que preside o PTB no Piauí, terá a missão de ajudar a definir quem será o pré-candidato a vice da chapa, já que há resistência dentro do grupo político de apoio ao nome da pastora Diana Carvalho, indicada pelo Republicanos presidido na Capital pelo deputado estadual Gessivaldo Isaiás, que se recupera de Covid-19. Pela segunda vez, Fábio Abreu adia o anúncio do nome da pessoa que vai compor sua chapa como pré-candidato a vice.

No PDT
Os dirigentes do PDT no Piauí ainda não conseguiram demover o Dr. Francisco Pedrosa da ideia da pré-candidatura à Prefeitura de Teresina, já que o partido vem reafirmando apoio ao nome do professor Kleber Montezuma, pré-candidato a prefeito do PSDB apoiado pelo Palácio da Cidade. O presidente da sigla, na Capital, vereador Evandro Hidd, tem afirmado que Pedrosa não tem autonomia nem autoridade para falar pelo partido. Enquanto isso, Dr. Pedrosa segue se articulando. Os dissidentes da sigla acreditam numa intervenção nacional na legenda municipal.

PCdoB
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), presidido no Piauí por José Carvalho Rufino, além de reforçar aliança com o PT de Teresina no apoio à pré-candidatura do deputado estadual Fábio Novo ao Palácio da Cidade, a sigla segue nas articulações de alianças com partidos de seu campo de esquerda em cerca de 30 municípios no apoio a pré-candidatos a prefeito e a vereador. Na Capital, o PCdoB já tem chapa formada de pré-candidatos a vereador com mais de 30 nomes.

122 bairros
Indicada pelo Solidariedade para compor a chapa, na vice, do pré-candidato do PT a prefeito de Teresina, deputado Fábio Novo, a assistente social e líder comunitária Silmara Castro, da região do Grande Dirceu, disse que recebe a missão com dignidade e vontade de construir e que percorrerá ao lado do petista Fábio Novo os cerca de 122 bairros da capital para apresentar o projeto que têm para Teresina. E que não tem dúvida de que vão para o segundo turno do pleito eleitoral.

Atuação dos promotores
Ao reunir os promotores de Justiça durante a semana, a procuradora-geral de Justiça do Estado, Carmelina Moura, definiu com eles como se dará a atuação do Ministério Público do Piauí nas eleições municipais deste ano. Durante a videoconferência foi esclarecidos detalhes da atuação relacionados às restrinções e o que será permitido fazer pelos partidos quanto à divugalão dos candidatos que estarão disputando o pleito e os protocolos de cuidados que devem ser adotadois em relação à apandemia do novo coronavírus, Covid-19. O procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho, também participou da videoconferência.

Prazo das convenções
Vai até o dia 16 de setembro o prazo para os partidos realizarem suas convenções para a escolha de candidatos que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores; deliberação quanto a formação ou não de coligações – que para estas Eleições Municipais só poderão ocorrer em âmbito majoritário, ou seja, para os cargos de prefeito e vice – e ainda; deliberar critérios para a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC. Os eventos poderão ser realizados online, por videoconferência, em atendimento as determinações sanitárias de distanciamento social e de se evitar aglomerações.