Ampliação e novos serviços

Centro de Valorização da População em Situação de Rua será inaugurado em agosto

A iniciativa cumpre uma das metas da gestão do Doutor Pessoa, que é ampliar os serviços e atendimentos da população em situação de rua.

Atualizado em 07 de julho de 2021 - 21:05

Imprimir

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), vai inaugurar o Centro de Valorização da população em situação de rua em agosto, durante a programação do aniversário Teresina. A iniciativa cumpre uma das metas da gestão do Doutor Pessoa, que é ampliar os serviços e atendimentos da população em situação de rua.

O Centro de Valorização para a população em situação de rua, que está com 95% apto a funcionar, iniciou na última sexta-feira, (02/07), o processo de instalação dos espaços e seguirá com os atendimentos, antes mesmo, da solenidade de inauguração. O prédio vai unir os serviços já realizados pelo Centro Pop e pela Casa do Caminho, com ampliação do número de atendimentos e acréscimo de novos serviços.

Segundo o Edson Araújo, coordenador da Casa do Caminho, a unidade será transferida para o Centro de Valorização da População em Situação de Rua, a partir desta segunda-feira, (12/07).

“Atendendo a lei, a Casa do Caminho, atualmente, oferta até 50 vagas. No Centro de Valorização a meta será duplicada. Até então, fazíamos o atendimento de acolhimento, higienização e refeições. Com o Centro de Valorização, o trabalho passa a ser ressignificado. Porque vamos funcionar lado a lado do Centro Pop e do Seas. Vamos ter um espaço mais amplo de refeitório, vários banheiros, lavanderias, alas especiais para repouso, capacitação e outros”, esclareceu o coordenador.

Edson Araújo ressalta ainda que o Centro de Valorização contará com ala específica de atendimentos para casos especiais, mais especificamente, de idosos, pessoas com deficiência e enfermos.

“Por exemplo, para aquelas pessoas que estão em situação de rua e tiveram alta hospitalar, elas terão um espaço de acolhimento integral, para que elas possam estar se recuperando de qualquer tipo de procedimento cirúrgico ou não cirúrgico, necessitando de repouso. Este espaço foi pensando assim já que elas não têm uma residência e nem um familiar, que possa acolher e cuidar. Obviamente, para as pessoas que se propõe a estar no Centro de Valorização e adere a proposta do serviço”, destacou.

A sede do Centro de Valorização da População em Situação de Rua está localizada na Rua Clodoaldo Freitas, nº 1011, Centro/Norte, próximo ao Ginásio Dirceu Arcoverde, popularmente conhecido como Verdão.

PARCERIAS

De acordo com o secretário da Semcaspi, Márcio Allan, o Centro de Valorização da População em Situação de Rua contará com uma sala multiuso para realização para a realização de atividades em parceria com outras instituições do poder público e privado.

“O Centro de Valorização será inaugurado no mês do aniversário de Teresina e já estamos fechando a parceria de ações culturais com a Fundação Monsenhor Chaves, Fundação Wall Ferraz, FMS e outras. A gestão do Doutor Pessoa é pensada no povo, especialmente, aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e o Centro de Valorização tem esta proposta”, pontuou Márcio Allan, secretário da Semcaspi.

Fonte: Ascom/Semcaspi