Evitar aglomerações

Carnaval e pontos facultativos serão suspensos no Piauí

A decisão tem como objetivo evitar aglomerações e colapso da rede de saúde do Piauí.

Atualizado em 19 de janeiro de 2021 - 22:54

Imprimir

O governador do Piauí, Wellington Dias, e o Comitê de Operações Emergenciais (COE) decidiram em reunião, realizada nesta terça-feira, (19/01), suspender o Carnaval 2021 e os pontos facultativos no Piauí, devido à pandemia da Covid-19. A decisão tem como objetivo evitar aglomerações e colapso da rede de saúde do Piauí.

Segundo o Wellington Dias, além das festas carnavalescas, serão suspensos os pontos facultativos do período, que são referentes a segunda-feira de Carnaval e a quarta-feira de Cinzas.

“Estamos adotando a medida de não realização de eventos carnavalescos, porque temos uma situação em que há alta transmissibilidade, alto risco e ampliação do adoecimento. Isso poderia levar colapso a algumas regiões de saúde, portanto, é melhor evitar. Já começamos a vacina, temos condições de até o mês de junho avançar na imunização no Piauí e no Brasil”, pontuou.

Wellington Dias garantiu que serão abertos mais 40 novos leitos divididos entre Teresina e Oeiras. Os dados da Sesapi apontou que, atualmente, 59% dos leitos de UTI já estão ocupados com pacientes diagnosticados com Covid-19.

“Infelizmente, como já era esperado, nós tivemos entre o Natal e Ano Novo, algumas pessoas que não seguiram os protocolos sanitários e como resultado, tivemos um aumento na transmissibilidade do coronavírus e também no aumento de pessoas doentes e na ocupação de leitos em algumas regiões do Piauí”, ressaltou.

HOSPITAIS DE CAMPANHA

Para o secretário da Sesapi, Florentino Neto, até o momento, não será preciso utilizar os hospitais de campanha, mas sim a necessidade de ampliar o número de leitos. “Não existe esta necessidade no momento. Graças a Deus, no início da pandemia, nós compramos estes equipamentos que podem ser utilizados a qualquer momento”, destacou o secretário.

Fonte: Márcia Gabriele