Contar com uma equipe de colaboradores motivados e engajados faz toda diferença nos resultados de uma empresa. Por conta disso, muitos empresários e gestores têm buscado investir em qualidade do clima organizacional, seja por meio presencial ou remoto. Com a adoção efetiva de estratégias, o bem-estar dos colaboradores estimula a produtividade e, consequentemente, gera resultados positivos para a empresa.
Uma Pesquisa realizada pelo DataSenado registrou um maior contato do trabalhador brasileiro com o teletrabalho. São cerca de 21 milhões de cidadãos que já trabalharam ou trabalham atualmente de forma remota. Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados afirmaram que houve um ganho de produtividade no teletrabalho e melhora no rendimento laboral. O administrador de empresas com habilitação em marketing, Liberal Neto, elenca ações importantes para uma boa relação empresa – colaborador.
“Toda relação precisa ser pautada na ética, nos valores e nos bons costumes. É necessária uma convivência com transparência, que as rotinas e os processos sejam bem claros. As tarefas precisam ser distribuídas com base na competência e a remuneração na meritocracia. É importante também que a empresa tenha uma missão, valores, objetivos bem definidos e que os colaboradores internalizem os mesmos”, informa.
Reunir ações e esforços para conquistar o seu público interno é uma estratégia vital. Diante disso, muitas empresas apostam em programas de qualidade de vida que incluem vantagens a seus colaboradores, como programas de desenvolvimento, day-off de aniversário, constroem bons planos de carreira e estruturam uma boa política de remuneração. Tudo isso prepara as pessoas para os desafios da empresa, aumenta o engajamento dos colaboradores e ajuda a cultivar um ambiente de trabalho harmonioso, confortável e propício à produtividade.
Liberal Neto comenta ainda sobre as dificuldades que empresários tiveram neste cenário de pandemia para manter um bom relacionamento com colaboradores. “O conflito de um modo geral é visto sempre de maneira pejorativa e negativa. Precisamos ter uma visão mais ampla acerca do tema. A partir dos conflitos podemos identificar ruídos, desajustes, nos processos, relacionamentos, nas tarefas ou em qualquer setor dentro da empresa ou no ambiente externo. A partir disso, é possível fazer os devidos ajustes e construir novos cenários a partir de crises ou aspectos desafiadores para a empresa e seus colaboradores”, conclui o administrador.