Ensino Fundamental

Aulas da rede pública seguem sem data para serem retomadas em Teresina

A SEMEC, em reunião com diretores das escolas, apresentou diretrizes para a retomada do calendário escolar da capital.

Atualizado em 03 de junho de 2020 - 18:27

Imprimir

As aulas da rede pública ainda não tem data para serem retomadas e a possibilidade é que o calendário escolar de Teresina seja seguido com atividades pedagógicas não presenciais. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), em reunião, por meio de videoconferência, com diretores das escolas de ensino fundamental apresentou diretrizes para a retomada do calendário escolar da capital.

Para Irene Lustosa, secretária Executiva de Ensino, mesmo sem previsão para que as aulas sejam retomadas, a ideia é que o calendário escolar tenha andamento com atividades pedagógicas não presenciais.

“A proposta de aulas não presenciais foi apresentada primeiramente aos diretores de todas as escolas de ensino fundamental, posteriormente será apresentado também aos diretores da educação infantil”, pontuou.

Segundo Irene Lustosa, a Semec está propondo que cada escola elabore seu plano de ação definindo todas as estratégias.

“É de grande importância à adesão das escolas. A SEMEC apresentou um conjunto de estratégia para cada grupo de alunos, e as escolas irão se organizar para que a partir do dia 8 de junho já inicie as atividades escolares envolvendo os estudantes”, esclareceu.

NOVA ROTINA PEDAGÓGICA

Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), as escolas devem buscar novas formas de ensinar os alunos. Na Escola Municipal Mocambinho, zona Norte de Teresina, os docentes já começaram a planejar ações de ensino.

De acordo com Diogenes Meireles, diretor da Escola Municipal Mocambinho, foram realizadas reuniões virtuais dividida em dois momentos, primeiro com professores de 3° ao 5° ano, e no segundo com professores dos demais anos do ensino fundamental.

“Vamos juntos com a secretaria de educação alcançar os alunos com atividades e vídeo aulas, para que possamos avançar e continuar obtendo uma educação de qualidade. A escola vai usar a plataforma do Google Drive, Grupos de WathsApp por ano escolar e atividades impressas para os alunos que não possuem Internet. Vamos disponibilizar a internet da escola paga pelo programa  Educação Conectada, para que semanalmente os alunos possam ir a escola em horário marcado sem aglomeração para baixar as vídeos aulas e receber as atividades”, explicou o diretor.

Fonte: Márcia Gabriele