Zona Norte

Abrigos de venezuelanos terão a presença da Guarda Municipal em Teresina

A presença da Guarda Municipal nos centros de acolhimento ocorre em virtude de denúncia de consumo de drogas ilícitas nos locais e até a presença de traficantes.

Atualizado em 03 de janeiro de 2021 - 13:27

Imprimir

Eliana Lago, secretaria de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), visitou na manhã deste domingo, (03/01), os três abrigos para venezuelanos em Teresina e determinou a presença da Guarda Municipal nas instituições.

Segundo Eliana Lago, a determinação para a presença da Guarda Municipal nos centros de acolhimento ocorre em virtude de denúncia de consumo de drogas ilícitas nos locais e até a presença de traficantes.

“Os abrigos são instituições municipais e queremos ter esse controle dos locais para garantir uma melhor assistência a esses povos vulneráveis, a guarda municipal atuará para proteger e garantir a assistência a esses povos”, disse a secretária que também já discute a criação de projetos para inseri-los no mercado de trabalho.

Tendo como meta prioritária da nova gestão de Teresina a área social, foi feito um levantamento das principais demandas dos venezuelanos. Dentre elas estão: condições de trabalho, como plantio para os homens e artesanato para as mulheres.

Para Camilo Quinhones, venezuelano, no local não falta comida e nem itens básicos de sobrevivência.

“Aqui estamos bem assistidos, temos comida, coleta de lixo, só pedimos trabalho para homens e mulheres”, disse Camilo, que está alojado no antigo CSU do Bairro Buenos Aires, zona Norte.

Fonte: Márcia Gabriele