O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), lançou na manhã desta terça-feira, (17/11), no Palácio de Karnak, Centro de Teresina, a campanha Novembro Azul e o “Cartão de Saúde” do caminhoneiros. A campanha, que tem como tema “Homem que se cuida tem atitude”, marca com ações o Dia Mundial do Câncer de Próstata, comemorado hoje.
O objetivo da campanha do Novembro Azul é conscientizar o público masculino sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata e boca.
Segundo Florentino Neto, secretário da Sesapi, dentre o público masculino, foi escolhido para iniciar o uso do “Cartão de Saúde” os caminhoeiros.
“A gente entende que é um público, que dentre todos, tem difícil acesso à saúde. Muitas vezes, são autônomos. Nós estamos com este compromisso com o caminhoneiro, para onde ele estiver, ele pode ir na unidade básica de saúde, levando o seu Cartão de Saúde para fazer um acompanhamento”, ressalta.
Welson Lacerda, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), o Cartão Saúde vai ajudar no acesso às unidades de saúde aos caminhoneiros.
“Esse cartão veio em boa hora, porque é uma classe que está precisando de atenção, essa ajuda era necessária e agora teremos um suporte maior. Vamos divulgar para todos que fazem parte da classe dos caminhoneiros no Piauí”, destacou.
ESTADO E REDE MUNICIPAL
Para Wellington Dias, governador do Piauí, a ideia é que o Estado possa atuar junto com a Rede Municipal em prol da prevenção e do tratamento de doenças do público masculino.
“O machismo leva milhares de homens à morte. O grande desafio da sociedade é que isso não passe para as próximas gerações e pretendemos romper com esse preconceito sobre fazer a prevenção do câncer de próstata. É na Atenção Básica que temos a oportunidade de ter contato com esses pacientes para, a partir daí, fazermos o acompanhamento. Então, nesse momento quero somar e trabalhar junto com a Rede Municipal e todos os profissionais para vencermos juntos essas barreiras e salvar vidas, essa é a prioridade”, pontuou.
A solenidade contou também com as presenças de autoridades da área da Saúde, como o diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Hamilton de Sousa Mourão, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Piauí e da Secretaria de Estado da Segurança Pública