O contador e funcionário público federal, Alysson Pêgo, 41 anos de idade, se candidata pela primeira vez ao cargo de vereador de Teresina e traz em suas propostas de campanha eleitoral ações inclusivas. Em seu mandato de vereador, Alysson Pêgo pretende fornecer oportunidades à população mais carente da capital.
Dentre as pautas principais de Alysson Pêgo, que é filiado ao Partido Social Democrático (PSD), estão: fomentar o agronegócio; educação inclusiva; melhorias no transporte público, ampliação no número de motoristas por aplicativo e fornecer oportunidades à população periférica.
Alysson Pêgo, que foi superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por mais de 10 anos, se propõe à incluir Teresina na rota do desenvolvimento do Agronegócio no Piauí.
“Como gestor da Conab, tinha a responsabilidade de contribuir com o crescimento do Estado todo, em relação ao setor da Agricultura. Vi o Estado crescer por conta do Agronegócio (região do cerrado). Gostaria que Teresina participasse deste desenvolvimento, com a atração de indústria de transformação de grãos em alimentos”, explica.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Pai de três crianças, Luna, Enrico e Lucca, e esposo de Larisse Melo, Alysson Pêgo tem olhar sensível ao ensino infantil. Ele quer implantar nas escolas municipais acompanhamento adequado para crianças com autismo e demais necessidades especiais.
“Vou trabalhar para ter uma educação mais inclusiva, com o acompanhamento aos alunos autistas e especiais, fazendo com que o município ajude as famílias destas crianças no processo pedagógico!”, ressaltou.
MELHORIAS NO TRANSPORTE PÚBLICO
Alysson Pêgo quer atuar também para sanar os problemas surgidos com a implantação do sistema de integração no transporte público de Teresina. Dentre eles, é diminuir o tempo de espera e criar linhas de ônibus, que assistam a população residente dos novos bairros da capital.
“É importante que todos tenham acesso ao transporte público. Além de reduzir o tempo de espera dos usuários nas paradas de ônibus, quero possibilitar transporte alternativo para os bairros mais novos e com pouca densidade demográfica”, pontuou.
O candidato Alysson Pêgo destaca outro problema referente ao sistema de integração no transporte público: a falta de estacionamento para os clientes frequentarem os estabelecimentos prejudicados com a faixa de integração.
“Quero buscar um plano de desapropriação de áreas, onde possam ser transformadas em estacionamentos públicos e facilitar o acesso aos estabelecimentos que ficaram prejudicados com a instalação da faixa de integração. Sem ter onde estacionar, o comércio nestas localidades ficou estagnado”, ressaltou.
AMPLIAÇÃO NO NÚMERO DE MOTORISTAS DE APPS
Alysson Pêgo promete ainda ampliar o número de motoristas de aplicativos, a fim de possibilitar maiores alternativas de locomoção em Teresina.
“Pretendo alterar a lei que limita o cadastro dos motoristas por aplicativo e buscar a autorização para que estes possam transitar na faixa exclusiva dos ônibus. A ideia é melhorar o trânsito de Teresina, já que não temos ônibus suficiente para atender a nossa demanda”, esclareceu.