O candidato a vereador de Teresina, Ismael Silva, 30 anos, que é advogado e professor universitário, deseja angariar uma vaga na Câmara Municipal para fazer um mandato com a participação ativa da população. Ele é suplente de vereador da capital, desde 2016, e traz em si a vontade de fazer a diferença no meio político.
Filho de Maria do Socorro do Nascimento Silva e de Antônio Luís Rodrigues da Silva, Ismael Silva vê na política uma grande oportunidade de melhorar a vida de diversas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social nas comunidades carentes de Teresina, tal como a que mora, na região da Santa Maria da Codipi, localizada zona Norte.
Ismael Silva, que é filiado ao Partido Social Democrático ( PSD), pela Coligação ” Mudar Pensando em Você”, conta que o interesse pela política começou ao perceber as carências sociais que muitas pessoas ao seu redor enfrentam.
“Na verdade, chega um momento que a gente cansa da indignação e tem que partir para cima. Se eu quero uma política diferente, eu tenho que colocar meu nome à disposição e fazer algo diferente. Foi assim que fiz em 2016 e tem sido assim em 2020. Morando na Grande Santa Maria, uma das maiores e mais carentes comunidades de Teresina, vi o crescimento populacional, mas não vi desenvolvimento. Porque crescimento é diferente de desenvolvimento. Durante todo este período, desenvolvi trabalhos sociais dentro da minha comunidade. Estes trabalhos sociais renderam grandes frutos e eu acredito que pode ser estendido para outras regiões da capital”, destacou.
O candidato a vereador ressaltou que para fazer haver melhorias significativas é importante que a população tenha um olhar sensível a quem se propõe a fazer a diferença.
“O que nós precisamos, como sempre eu digo, é de uma oportunidade para provar, que é possível fazer diferente. Temos as nossas pautas, que serão defendidas, no entanto, no decorrer do mandato, a gente vai conseguir apresentar outras demandas e pautas importantes dentro da Câmara Municipal”, ressaltou.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Dentre as principais bandeiras de luta que Ismael Silva tem defendido em sua campanha eleitoral são: a educação, o empreendedorismo, o esporte, o saneamento básico, o meio ambiente e transparência na gestão pública. Para reafirmar a questão da transparência na gestão pública, Ismael Silva pretende renunciar de, pelo menos, 50% dos recursos mensais de seu gabinete.
“Eu fiz um compromisso de lutar pela transparência na gestão pública, inclusive, abrindo mão de, pelo menos, 50% dos recursos que a gente receber mensalmente, a título de verba de gabinete e verbas indenizatórias. Não é justo que tenhamos tantos privilégios e pouco resultado, pouco trabalho prestado para a cidade de Teresina, para a população. Acredito que se todos os vereadores agissem assim, desta maneira, nós teríamos uma economia muito grande, suficiente para investir em outras áreas da nossa cidade. Em outros segmentos, em outros benefícios e serviços”, esclareceu.
APLICATIVO COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO
Com a proposta de incentivar a população nas tomadas de decisões na Câmara Municipal de Teresina, Ismael Silva já utiliza um aplicativo chamado “Meu Suplente” e promete fazer uso deste mesmo instrumento, para interagir e entender as demandas dos cidadãos.
“Este aplicativo vai receber uma nova funcionalidade e um novo nome, a partir de janeiro de 2021. O cidadão vai poder participar, diretamente, das decisões da nossa cidade. Chega do cidadão participar somente das decisões políticas no ano eleitoral e de escolher seu representante. Ele precisa decidir os rumos e os destinos da nossa cidade. Todas as vezes que eu for votar num projeto de lei na Câmara Municipal, vai aparecer para o cidadão no aplicativo a opção escolher como eu devo votar. O que vai garantir a representatividade da população. Como eu tenho dito, se eu represento o povo, eu preciso ouvir o povo antes de tomar uma decisão”, explica.
DESBUROCRATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Para Ismael Silva não faz sentido uma cidade como Teresina, em pleno século XXI, ainda ter ampla burocracia administrativa em diversos setores, tanto em relação a liberação dos espaços públicos, para cultura, esporte e lazer, quanto para a legalização de empreendimentos.
“Obviamente, que isso tudo tem que seguir um processo legal. No entanto, eu não vejo motivos para tanta morosidade e tanta burocracia. Principalmente, no que diz respeito aos micro e pequenos empresários. Uma outra pauta que eu sempre defendo relativa ao empreendedorismo, é de possibilitar dentro das comunidades, por meio das secretarias dos órgãos competentes, a capacitação do pequeno empreendedor. Para que possamos ter, na verdade, uma cidade com a economia cada vez mais forte”, pontuou.
REVISÃO DE PLANO DE CARREIRA E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Dentre os anseios de Ismael Silva no setor da educação, está a revisão do plano de carreira, cargos e salários dos professores da rede municipal de ensino e a implementação do tempo integral nas escolas municipais.
“A gente vai estar na Câmara Municipal como representante da categoria dos professores também. E obviamente, lutar pela educação infantil em tempo integral. Porque vai possibilitar aos pais, que trabalham, deixar seus filhos em um local adequado, sem que haja uma preocupação maior. Porque muitas vezes, estes pais de família não tem condições de pagar alguém para cuidar desta criança. Então, o ideal é que o município assuma esta responsabilidade, garantindo uma melhor educação para as nossas crianças e, deste modo preservando também o direito dos pais poderem trabalhar”, disse o candidato a vereador.
IPTU VERDE
Preocupado também com as causas do meio ambiente, Ismael Silva defende o incentivo ao reflorestamento de Teresina e o incentivo ao cidadão investir em um meio ambiente sustentável, por meio do projeto “IPTU Verde”.
“Uma das bandeiras que eu defendo é a questão do reflorestamento da nossa cidade. Para a gente recuperar este título de “Cidade Verde”, que tanto disseram que nós tínhamos. E além disto, a instituição do IPTU Verde, que é um projeto que concede desconto na taxa do IPTU para aquele cidadão que preza por um meio ambiente sustentável, um meio ambiente equilibrado. Esta concessão de desconto no IPTU do cidadão seria concedida para quem instalasse em sua casa, por exemplo, um teto verde ou um sistema fotovoltaico, que é de energia solar. Ao mesmo tempo em que eu estaria garantindo esta isenção ao cidadão, eu estaria protegendo o meio ambiente”, finaliza.