Clima organizacional

Bom relacionamento entre colaboradores amplia produtividade

São cerca de 21 milhões de cidadãos que já trabalharam ou trabalham atualmente de forma remota.

Atualizado em 16 de outubro de 2020 - 11:26

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Contar com uma equipe de colaboradores motivados e engajados faz toda diferença nos resultados de uma empresa. Por conta disso, muitos empresários e gestores têm buscado investir em qualidade do clima organizacional, seja por meio presencial ou remoto. Com a adoção efetiva de estratégias, o bem-estar dos colaboradores estimula a produtividade e, consequentemente, gera resultados positivos para a empresa.

Uma Pesquisa realizada pelo DataSenado registrou um maior contato do trabalhador brasileiro com o teletrabalho. São cerca de 21 milhões de cidadãos que já trabalharam ou trabalham atualmente de forma remota. Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados afirmaram que houve um ganho de produtividade no teletrabalho e melhora no rendimento laboral. O administrador de empresas com habilitação em marketing, Liberal Neto, elenca ações importantes para uma boa relação empresa – colaborador.

“Toda relação precisa ser pautada na ética, nos valores e nos bons costumes. É necessária uma convivência com transparência, que as rotinas e os processos sejam bem claros. As tarefas precisam ser distribuídas com base na competência e a remuneração na meritocracia. É importante também que a empresa tenha uma missão, valores, objetivos bem definidos e que os colaboradores internalizem os mesmos”, informa.

Reunir ações e esforços para conquistar o seu público interno é uma estratégia vital. Diante disso, muitas empresas apostam em programas de qualidade de vida que incluem vantagens a seus colaboradores, como programas de desenvolvimento, day-off de aniversário, constroem bons planos de carreira e estruturam uma boa política de remuneração. Tudo isso prepara as pessoas para os desafios da empresa, aumenta o engajamento dos colaboradores e ajuda a cultivar um ambiente de trabalho harmonioso, confortável e propício à produtividade.

Liberal Neto comenta ainda sobre as dificuldades que empresários tiveram neste cenário de pandemia para manter um bom relacionamento com colaboradores. “O conflito de um modo geral é visto sempre de maneira pejorativa e negativa. Precisamos ter uma visão mais ampla acerca do tema. A partir dos conflitos podemos identificar ruídos, desajustes, nos processos, relacionamentos, nas tarefas ou em qualquer setor dentro da empresa ou no ambiente externo. A partir disso, é possível fazer os devidos ajustes e construir novos cenários a partir de crises ou aspectos desafiadores para a empresa e seus colaboradores”, conclui o administrador.

Fonte: Com informações da Ascom