A Defensoria Pública do Estado do Piauí divulgou nesta sexta-feira, (22/05), que durante a quarentena causada pelo novo coronavírus (Covid-19), cerca de 2.505 mulheres já foram atendidas denunciando violência doméstica.
Desde a aplicação do isolamento social, a instituição vem trabalhando em sistema remoto, realizando atendimentos diários por meio de e-mail, redes sociais e números de telefone.
De acordo com a defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo, com a nova realidade imposta pelas medidas de restrições do coronavírus, a Defensoria buscou meios de continuar atendendo as mulheres vítimas de violência doméstica.
“Colocamos esses canais à disposição, tanto da população quanto dos demais profissionais da rede, para que possa ser mantido esse fluxo de encaminhamentos. Intensificamos a divulgação dos nossos números, para que a gente possa facilitar o máximo possível o acesso da mulher a essas informações, para que ela possa continuar buscando auxílio, orientações. Tão logo saiu a possibilidade do boletim de ocorrência eletrônico nos casos de violência doméstica a familiar, também disponibilizamos nosso atendimento para orientar as mulheres que precisem formalizar alguma denúncia e não tenham ainda familiaridade com o sistema”, explica.
A defensora Lia Medeiros fala sobre a quantidade de atendimentos que vêm sendo realizados desde o início da adoção do home office pela Defensoria.
“No início, experimentamos um pouco de queda no atendimento, até pela mudança na forma, tanto as mulheres como nós tivemos que nos habituar. Mas já temos percebido que as mulheres voltaram a procurar, contudo ainda é cedo para falar em diminuição ou aumento, porque se trata de um período excepcional e para termos esses dados necessitamos de um tempo razoável. Claro que alguns atos ficaram prejudicados, mas estamos tentando nos adaptar da melhor forma para continuar prestando atendimento e alcançando essas mulheres que precisam de auxilio por estarem sofrendo violência dentro de suas residências e nas suas relações de afeto”, destaca.
DENUNCIAS
O atendimento da Defensoria Pública, por meio do Núcleo da Mulher, está sendo realizado nos dias úteis de 8h às 14h, pelo telefone (86) 9 9473-4147 e pelo e-mail nucleodedefesadamulher@gmail.com, Em feriados e fim de semana pode acionar o Plantão da Defensoria Pública, que é divulgado no site redes sociais da Instituição.