Em Picos
A disputa eleitoral nos municípios piauienses está acirrada entre adversários políticos, principalmente entre PT e Progressistas em algumas cidades, a exemplo de Picos. Na terra do mel, o prefeito padre Walmir Lima, que deixou o PT, aderiu ao Progressistas, legenda adversária dos petistas no estado. Em resposta ao seu ex-partido, o Padre promoveu reuniões políticas e declarou apoio ao candidato Gil Paraibano (Progressistas). A filiação do prefeito de Picos ao Progressistas já é dada como certa.
Cartilha
Cartilha Mais Mulheres na Política – Eleições 2020 lançada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados apresenta orientações sobre planejamento, campanhas e outros temas sobre a importância de se elegerem mulheres. A finalidade da cartilha é, sobretudo, orientar as candidatas nessas eleições e estimular mais o público feminino a concorrer a cargos públicos. Pois, a publicação, aborda a história do voto feminino no Brasil e o trabalho de vereadoras e prefeitas. Apesar de as mulheres representarem 52,5% do eleitorado, menos de 8 mil representantes do gênero feminino foram eleitas para mandatos nas câmaras municipais – 13% das vagas em disputa – nas eleições de 2016, e apenas 636 mulheres foram eleitas para governar, o que representa 11,6% das prefeituras do País, e em Municípios com menor densidade populacional e menor renda per capita.
Descentralização
Teresina vai ganhar mais uma unidade da corporação do Corpo de Bombeiros. Com a descentralização, a meta é atender cerca de 250 mil pessoas da zona sul da capital. A implantação de nova unidade é resultado de um acordo de cooperação entre o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP) e a Nova Ceasa, que possui um reservatório de água de 300 mil litros que será utilizado pela corporação. Wellington elogiou a iniciativa e destacou a importância do trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros, principalmente neste período em que aumenta o número de ocorrências, por conta do crescimento das queimadas.
Medo de covid-19
A coluna tem ouvido de eleitores demonstrações de receio de comparecer às urnas devido ao novo coronavírus, embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esteja adotando medidas para evitar contágio do covid-19 no dia da votação. Além disso, a legislação estabelece que o público, que é obrigado a votar, precisa justificar eventuais ausências, sob pena de sofrer algumas sanções, como por exemplo o pagamento de multa que, segundo regulamentação do TSE, está fixada em R$ 3,51 por cada um dos turnos em que não votou.
Projeto
Tramita na Câmara dos Deputados, Projeto de Lei Complementar determinando que a União crie um cadastro fiscal digital unificando as informações de todas as pessoas jurídicas em funcionamento no País, com amplo acesso aos fiscos dos estados e municípios. A proposta tramita na Câmara dos Deputados. Pela proposta, os fiscos deverão usar o cadastro para receber e autenticar a documentação fiscal e contábil exigida das pessoas jurídicas, em procedimento uniforme para todo o País. O texto é de autoria dos deputados Paulo Ganime (Novo-RJ) e Adriana Ventura (Novo-SP) e altera o Código Tributário Nacional.
Exemplo a seguir
A Câmara Municipal de Teresina e a Assembleia Legislativa do Piauí até que poderiam copiar o exemplo da Câmara dos Deputados e do Senado que vão promover neste mês que se inicia uma série de eventos para marcar o “Outubro Rosa”, campanha mundial de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. No Brasil, as campanhas são realizadas desde 2002. Recentemente, a preocupação sobre o câncer de colo do útero passou a integrar a campanha.