As questões que provocaram a elevação de preços do arroz no mercado nacional tiveram efeito, por exemplo, no primeiro semestre, dos preços alavancados pelas exportações; no segundo, da paridade de importação, além do baixo volume de exportação do Mercosul e dos baixos estoques das indústrias domésticas. Essas são algumas das análises e números que o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Guilherme Bastos, mostra nesta quarta-feira (30), durante a realização da Expointer Digital 2020.
A feira agropecuária, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, é destaque nacional e internacional, e considerada a maior feira do agronegócio a céu aberto da América Latina. Mas, devido à pandemia, o evento que normalmente movimenta milhares de pessoas pelos pavilhões, este ano acontece em plataforma virtual.
A apresentação do presidente Guilherme Bastos na feira chega em momento oportuno, quando o país discute as questões de preço do produto. Na ocasião, Bastos fala da boa rentabilidade e do possível aumento de área para a próxima safra, nas possibilidades de reversão dos preços de forma mais intensa nos próximos meses com a entrada da nova safra, e na reversão da atual balança comercial até o final da comercialização da Safra 2019/20.
Além disso, a Conab também se prepara para fazer o levantamento da próxima safra de grãos (2020/21), tendo o arroz como um dos assuntos que mais chamaram a atenção do público consumidor. Não perca a Live que será realizada ainda hoje, às 17:30h, no Canal 2 do Portal da Expointer.