A partir de 1º de outubro, reeducandos (as) das unidades penais de Teresina e Altos poderão receber visitas presenciais de familiares e amigos. As visitas estavam suspensas desde o dia 17 de março, como medida de controle da propagação da covid-19.
De acordo com o secretário de Justiça, Carlos Edilson, o retorno será de forma gradual, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde. No primeiro momento, a medida valerá para penitenciárias de Teresina e Altos.
“Estamos em processo de readequação dentro do sistema prisional, criando espaços para poder ter esse retorno das visitas presenciais de forma segura tanto para os internos, quanto para os familiares. Em outubro, nós daremos início ao retorno gradual das visitas, obedecendo todos os protocolos de saúde”, afirma o secretário.
Ainda segundo Carlos Edilson, cada reeducando (a) poderá receber visita, a cada 15 dias, com duração de 40 minutos, de 1 familiar ou amigo devidamente cadastrado. Não serão permitidos visitantes com idade igual ou acima de 60 anos, gestantes, menores de 18 anos, visitas íntimas e pessoas que apresentem sintomas gripais.
Em caso de aumento do número de internos que testarem positivo para o novo coronavírus, a visitação será suspensa no estabelecimento prisional. Em relação a visitas virtuais, a medida continuará em vigor para internos que não receberem visitas presenciais de familiares e para unidades penais do interior do Estado do Piauí.