Após quase cinco meses fechado em decorrência da pandemia, o Restaurante Popular de Teresina será reaberto para atendimento ao público nesta quarta-feira (26). Antes da paralisação das atividades, a capacidade de ocupação era de 280 pessoas, mas agora o espaço foi reorganizado e só poderá ser ocupado por 62 pessoas por vez, em rotatividade. A medida considera o distanciamento exigido pelo protocolo da Vigilância Sanitária e o objetivo é garantir aos usuários um retorno seguro, com todos os cuidados necessários para a prevenção ao coronavírus.
O local é procurado principalmente por trabalhadores do entorno do Mercado Central, porque oferece refeições a preços populares. Para auxiliar na organização do distanciamento que deve ser mantido entre os frequentadores e na higienização, foram adquiridos materiais de higiene e limpeza, como álcool gel e água sanitária, assim como materiais de sinalização visual para o piso, como adesivos e uso de cavaletes.
“Os protocolos adequados ao funcionamento do restaurante serão seguidos, a Semcaspi está atenta e vigilante para o retorno seguro. Essas medidas são essenciais para garantir o acesso das pessoas ao serviço e a prevenção da disseminação da Covid-19. Então, materiais de higiene das mãos ficarão disponíveis para os usuários, que serão orientados a manter o distanciamento adequado. Nós também contaremos com o auxílio da Guarda Municipal nesse processo da organização”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Políticas Integradas, Janaína Carvalho.
O coordenador do restaurante, Ítalo Vieira, enfatiza a expectativa pelo retorno do funcionamento. “Nós temos uma grande demanda de público em torno do Mercado. A população, os comerciários e trabalhadores que necessitam do serviço de alimentação, conseguem ter uma economia ao final do mês por conta do preço acessível do restaurante e, além disso, com a qualidade da comida”, finaliza.
O Restaurante Popular é administrado pela Fazenda da Paz em parceria com a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). O valor da refeição é de R$ 2,50. A unidade fica localizada no segundo piso do Mercado Central São José, no Centro de Teresina. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, no horário de 11h às 14h.