Vítima de Covid-19

Morre Sálvio Dino, pai de Flávio Dino, por complicações do Covid-19

Sálvio Dino era escritor, foi prefeito de João Lisboa (MA), deputado estadual e vereador.

Atualizado em 24 de agosto de 2020 - 10:23

Imprimir

Sálvio Dino Jesus de Castro e Costa, pai do governador do Estado do Maranhão Flávio Dino, morreu na manhã desta segunda-feira, (24/08), vítima de complicações causadas pelo coronavírus (Covid-19). Sálvio Dino era escritor, foi prefeito, deputado estadual e vereador.

Ele estava em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Carlos Macieira, em São Luís. O diagnóstico para Covid-19 foi divulgado há algumas semanas e iniciou o tratamento hospitalar na cidade de Imperatriz, com o agravamento do estado de saúde foi transferido para hospital em São Luís.

O filho, Flávio Dino, informou sobre a morte do pai por suas redes sociais. “Meu pai teve uma longa vida, com muitas lutas. Nos últimos dias deu a derradeira lição: profundo amor pela vida. Lutou com humildade e coragem”, disse o governador do Maranhão.

O governo do Maranhão, por meio do site oficial, divulgou uma nota de pesar em respeito a Sálvio Dino: “O Governo se solidariza em especial com a família e os amigos de Sálvio Dino neste momento de perda e dor”, diz um trecho da nota.

Vida

Sálvio Dino nasceu em 5 de junho de 1932 em Grajaú, e era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Luís. Homem da literatura, Sálvio Dino ocupava a cadeira número 32 da Academia Maranhense de Letras. Suas obras incluíam poesias, contos, crônicas e relatos históricos e biográficos.

Na vida política, Sálvio Dino foi um grande defensor das instituições democráticas. Foi preso e teve seus direitos políticos cassados pela ditadura militar, em 1964.

Fonte: Márcia Gabriele