A avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro, Maria Aparecida Firmo Ferreira, 80 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira, (12/08), por complicações da covid-19. Maria Aparecida Ferreira estava internada no HRSM (Hospital Regional de Santa Maria), no Distrito Federal, desde o dia 1º de julho.
A principal complicação do covid-19 que agravou o quadro de saúde Maria Aparecida foi insuficiência respiratória aguda hipoxêmica causada por um quadro de pneumonia viral por covid-19. A morte foi confirmada às 2h11 da manhã.
A primeira-dama e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também se infectaram com o novo coronavírus. No alto escalão do governo, ao menos 8 ministros tiveram testes com resultado positivo para doença.
Ela foi transferida para um leito de UTI e intubada dois dias depois. No dia 20 de julho, ela começou a usar máscara nebulizante e no dia 30 voltou para intubação. De acordo com o Ministério da Saúde havia 103.026 óbitos no país até ontem. No Distrito Federal as vítimas fatais somam 1.815.