O rompimento político do governador Wellington Dias com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, está o chefe do executivo estadual a conversar individualmente com cada deputado do partido, já que eles têm participação nos cargos na administração estadual. A deputada federal Margarete Coelho (Progressista, que está se recuperando de Covid-19, em Brasília, agendou para a próxima terça-feira, 11, essa conversa com o governador e, dependendo do que vai ser tratado, definirá se fica na base do Governo ou segue a decisão partidária. Margarete tem a irmã, jornalista Sadia Castro, que também está com Covid-19, como secretária do Meio Ambiente.
Lei desrespeitada
Desde quarta-feira, 5, que está em vigor a Lei Municipal nº 5.522/2020, de autoria do vereador Stanley Freire (Progressistas), estabelecendo tempo máximo de 20 minutos de espera na fila de supermercados, hipermercados e congêneres, inclusive nos caixas que atendem pela quantidade mínima de volumes. Nos finais de semana, e vésperas de feriados, independente do dia, o prazo de atendimento será prolongado até 30 (trinta) minutos. Na prática, em alguns estabelecimentos comerciais como supermercados e hiper supermercados, a realidade tem sido outra e, às vezes, o tempo para o consumidor passar as compras no caixa chega a ultrapassar os 40 minutos, principalmente nas sextas e segunda-feiras nessses hipermercacados. Tudo por conta dos lockdown adotado pela Prefeitura de Teresina.
Fonteles
O secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, participará na próxima quarta-feira, 12, de uma reunião virtual com deputados e senadores da Comissão Mista Temporárioa do Congresso Nacional, que discute a proposta de Reforma Tributária. Rafael preside o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) que tem como uma de suas sugestões a unificação de tributos, a exemplo do Imposto Sobre Consumo de Bens e Serviços e o Imposto sobre Valor agregado.
Audiência pública
Requerimento aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí, de autoria do deputado petista João de Deus, propõe a realização de audiência pública na próxima quinta-feira, 13, para discutir o retorno dos alunos às escolas da rede estadual de ensino. A audiência será de forma virtual e deverá contar com a participação de representantes ligados à educação e da APPM, entidade que representa os municípios piauienses. João de Deus apresentou pesquisa que mostra que 76% dos pais de alunos afirmam que não mandarão seus filhos para escola enquanto durar a pandemia.
Turma do batom
Sobre o eleitorado, o sexo feminino continua liderando no voto. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria do eleitorado é formada por mulheres, que representam 52,49% do total, somando 77,6 milhões. Os homens somam 70,2 milhões de eleitores, sendo 47,48% do total. Por isso o interesse dos pré-candidatos a prefeito de Teresina em ter uma mulher como vice, na chapa.