#AdiaEnem

Mais de 200 mil estudantes assinam abaixo-assinado para adiar Enem

As provas estão previstas para acontecerem em 11 e 18 de outubro (digitais) e 1 e 8 de novembro (impressas).

Atualizado em 15 de maio de 2020 - 17:29

Imprimir

Devido a pandemia do coronavírus, os estudantes temem ser penalizados com a manutenção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) e assinam abaixo-assinado, que já contabilizam mais de 200 mil assinaturas. As provas estão previstas para acontecerem em 11 e 18 de outubro (digitais) e 1 e 8 de novembro (impressas).

Nas redes sociais, os estudantes têm se manifestado por meio da hashtag #AdiaEnem. Apesar da mobilização, Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não descarta a possibilidade do adiamento das datas de realização das provas do Enem, no entanto, acredita ser ainda muito cedo para discutir a questão.

“A data da prova pode ser modificada, mas discutir isso agora ainda é prematuro. Não há elementos suficientes para mudá-la. Precisa ser uma discussão mais serena e mais para o futuro. A data não pode ser mudada várias vezes. De todos os pedidos de adiamento que recebi, não tive nenhuma sugestão de data”, explicou.

O abaixo-assinado foi criado pela estudante Elisa Teixeira, de 20 anos, na Change.org. sob o seguinte título: “Abraham Weintraub e INEP, queremos o ADIAMENTO do ENEM 2020! #AdiaEnem”. A meta é atingir 300 mil assinaturas.

Fonte: Márcia Gabriele