Na última terça-feira (7), criminosos sequestraram o gerente do Banco Itaú localizado na Rua Areolino de Abreu e toda sua família. A ação dos bandidos iniciou na casa do gerente e só terminou no dia seguinte, após o gestor ir à agencia para pegar o dinheiro. Os assaltantes colocaram coletes com falsos de explosivos em seus familiares, para forçar a ação do gerente.
O Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado) já prendeu os suspeitos da ação criminosa e com eles uma pistola 380, um revólver calibre 38, falso explosivos, além de outros objetos e veículos usados na prática criminosa. Todo o dinheiro roubado, R$ 50 mil, foi recuperado.
O diretor do Sindicato dos Bancários, Raimundo Nonato Neide, destaca que a orientação é que os funcionários de bancos nunca repitam o mesmo itinerário diariamente. “O Sindicato está atento a esse caso e irá buscar conversar com o Secretário de Segurança para ver mais medidas protetivas aos bancários”, ressaltou o diretor.
“No ano de 2019 registramos 6 assaltos e explosões em agências bancárias no Piauí e em 2018 foram 27 ocorrências, onde houve uma redução significativa. Por isso batalhamos para garantir melhores condições de trabalho e segurança para os empregados e clientes bancários”, pontuou o presidente do Sindicato dos Bancários, Odaly Medeiros.
O Sindicato ainda ressalta que vem cobrando a efetiva implementação da Lei de Segurança Bancária (Lei 6168 de 2012 / Deputada Flora Izabel), que estabelece vários dispositivos de segurança, entre os quais o monitoramento eletrônico 24 horas pela polícia militar.