As autoridades políticas lamentaram a morte do deputado federal, Assis Carvalho, (PT/PI) presidente estadual do PT, que morreu na tarde deste domingo, (05/07), vítima de um infarto, na cidade de Oeiras, sul do Piauí. As figuras políticas expressaram seus pesares nas redes sociais.
Dentre as autoridades políticas, está o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que chamou a morte do deputado Assis Carvalho de “inacreditável”, “golpe duro” e “muito lamentável”:
“Assis Carvalho, meu companheiro, meu colega, meu amigo da vida inteira. Meu irmão. Um combatente guerreiro, mas alegre e cheio de energia. No âmbito pessoal, um homem cheio de virtudes, das quais, destaco a receptividade: o melhor anfitrião que já conheci. Chegar na casa dele, em Oeiras, era sempre uma festa, fosse em qualquer hora ou qual época do ano”, lamentou com muita tristeza.
Wellington Dias também relembrou as experiências políticas que vivenciou ao lado de Assis Carvalho.
“Vivemos incontáveis momentos juntos. Começamos nossa experiência pública juntos no movimento sindical e oriundos da mesma Caixa Econômica Federal. No Sindicato dos Bancários, lutamos e dividimos conquistas impensáveis para aquele tempo em que atuamos. Na política, nas lutas do nosso Partido dos Trabalhadores, na gestão pública, na vida real. Ele era sempre o primeiro a me defender, em público ou não, e o primeiro a dizer que eu estava errado, se a ocasião pedisse. Que falta você vai fazer ao nosso Piauí, Assis. Obrigado por tantos serviços prestados à nossa gente. O seu legado estará sempre em nossos corações e em cada obra e ação que você realizou enquanto esteve aqui. À família, todo o meu carinho. O Wellington, o amigo de vocês, está aqui para o que precisarem. Vá em paz, meu líder!”, homenageou o amigo.
POLÍTICOS DA BANCADA NACIONAL
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT/PR), presidente nacional do PT, prestou sua solidariedade a família do deputado Assis Carvalho.
“É com muita tristeza que recebi a notícia da morte do nosso companheiro, deputado federal e presidente do PT do Piaui, Assis Carvalho. Amanhã estaremos com nossos companheiros e companheiras do Piaui e com a família do Assis. Solidariedade e força a todos(as)”, publicou.
A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) também deixou sua homenagem: ” Assis Carvalho. Querido amigo, lutador do povo, presidente do @ptbrasil no Piauí, deputado federal. Nos despedimos de ti com tristeza e reconhecemos tua jornada de espírito público e amor p/Brasil. Nossa dor se irmana aos familiares e companheiros do Piauí”, lamentou.
O ex-ministro da Educação, o professor Fernando Haddad (PT), que concorreu as últimas eleições presidenciais, também se pronunciou: “Uma enorme perda. @assis_carvalho foi um deputado muito comprometido com a justiça social e era pessoa extremamente generosa. Grande companheiro. Meus profundos sentimentos à família!”, comentou.
O deputado federal, Hélder Salomão, (PT/ES), também deixou sua mensagem de solidariedade. “Com profunda tristeza recebi neste domingo a notícia do falecimento do deputado federal @assis_carvalho PT-PI. A nossa bancada perdeu um valoroso parlamentar. O PT perdeu um bravo lutador. Descanse em paz, companheiro Assis! Meu abraço aos familiares e amigos”, homenageou.
TRÊS DIAS DE LUTO NO ESTADO AO PARLAMENTAR
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também por meio da assessoria de comunicação, emitiu nota de pesar aos familiares e amigos de Assis Carvalho e decreta luto oficial de três dias ao parlamentar. Confira a nota na íntegra:
O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado federal Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, ocorrido na tarde deste domingo (5). Assis Carvalho foi também deputado estadual, presidente da Agespisa, diretor geral do Detran e secretário de Estado da Saúde. Atuante no movimento sindicalista, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e era uma das principais lideranças da legenda no Piauí e atual presidente do diretório estadual. Neste momento de dor, em nome dos piauienses, o governador Wellington Dias se solidariza com os familiares e amigos de Assis Carvalho e decreta luto oficial de três dias.
TRÊS DIAS DE LUTO NA PREFEITURA DE TERESINA
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, lamentou a morte do deputado Assis Carvalho e destacou que a Prefeitura de Teresina decreta três dias de luto.
“Lamento muito a morte repentina do deputado Assis Carvalho. Num momento em que precisamos ainda mais dos que amam e defendem os interesses do nosso Estado, perder um deputado que sempre levantou a nossa bandeira é uma perda muito significativa. Que Deus console a família e os amigos. Que a gente saiba valorizar quem sempre esteve ao lado do Piauí. Em homenagem ao trabalho prestado à Teresina, decretamos luto por três dias na cidade”, ressaltou.