O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro) comunicou nesta sexta-feira, (03/07), que os ônibus retomarão suas atividades em Teresina (PI) a partir desta terça-feira, (07/07), de greve que dura mais de 50 dias. A decisão foi tomada após assembleia envolvendo motoristas e cobradores de ônibus.
Segundo Francisco das Chagas, secretário de previdência social do Sintetro, a categoria acatou a recomendação do Ministério do Trabalho, que orienta o retorno de 70% da frota de ônibus em horário de pico e 30% no horário normal. Apesar disto, aguarda um posicionamento da Prefeitura de Teresina, por meio da Strans, que determina apenas 30% da frota circulando durante a pandemia do coronavírus.
“Há um entendimento em que a Strans vai repassar a ordem de serviço ao Sintetro apenas na segunda, que é o período em que o documento estará pronto, para que na terça possam ser retomada as atividades. Na segunda não é possível, a não ser que a Strans tome uma providência diferente”, pontuou.
Para Francisco das Chagas, ainda há demandas que não tiveram um acordo com os empresários do sistema de transporte público de Teresina, como são os casos do pagamento do plano de saúde e ticket alimentação.
“Não é justo o trabalhador, em um período de pandemia, onde se houve uma redução de 70% do seu salário, ter tirado seu ticket alimentação. A questão do retorno das atividades, aumento da frota, a categoria, com certeza, concorda. Porque a categoria quer sim que se discutam direitos que estão sendo negados pela classe empresarial”, ressaltou.