O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou na manhã desta quinta-feira, (02/07), por meio de live, a nova rodada da pesquisa sorológica do Piauí e informou que a taxa de infecção do coronavírus no Estado teve queda e resultado favorece a reabertura das atividades. Na coletiva, o Governo do Piauí ressaltou que as medidas restritivas aplicadas ao longo da pandemia do coronavírus tem surtido efeitos positivos.
Segundo Wellington Dias, no início das pesquisas foram constatados que uma pessoas chegava a transmitir o coronavírus para aproximadamente três pessoas, isto é, de 100 pessoas transmitiam para 300.
“Aquilo que praticamos e fizemos deu resultado. O Isolamento social e todas as medidas restritivas estão reduzindo a transmissibilidade. Nos novos resultados foram constatados que 100 pessoas infectadas chegam a transmitir o coronavírus para 87. O que abre uma possibilidade para a gente ter a redução de quem está transmitindo”, pontuou.
Para Wellington Dias, uma das vantagens é que o vírus tem um período de transmissibilidade. ” O ponto fraco do vírus é que o risco de transmissão vai até 14 dias. Após este período, não se transmite mais”, ressaltou.
REGIÕES CRÍTICAS
O Governador Wellington Dias apontou também algumas regiões que estão em situação críticas em razão da pandemia do coronavírus. Além de Teresina, que é líder no ranking de cidades com maior número de casos e óbitos pela doença, estão: Parnaíba, Piripiri, Esperantina, Campo Maior, Barras, Joaquim Pires, Luzilândia, Morro do Chapéu, José de Freitas, Pedro II, Cocal, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Floriano e Picos.
“Faço um apelo a estas regiões pelo efeito que nós vamos colher positivo ao contribuir com o esforço proposto neste final de semana. É bom para o Piauí, é bom para você, é bom, para os negócios. Assim, a gente terá a partir daí condições de anunciar um plano”, pontuou.
Wellington Dias reforçou que reconhece os prejuízos a economia, na renda e o risco de emprego que as medidas restritivas podem gerar. “Eu quero reconhecer aqui os prejuízos que estamos enfrentando no Estado. Vamos fazer um processo para recuperar. Mas a vida, esta ninguém pode recuperar. A gente colhe o que planta. Veja que lugares que tem menos regra a situação é mais dramática”, finalizou.