A campanha de vacinação contra a gripe encerra nesta teça-feira (30). Em Teresina, quem faz parte dos públicos prioritários e ainda não tomou a vacina, deve procurar uma Unidade de Saúde. O chamado é especialmente direcionado às crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos, professores, gestantes e mães no pós-parto (até 45 dias).
A vacinação contra gripe está disponível em 65 Unidades Básicas de Saúde, Centro Lineu Araújo e Hospital Infantil Lucídio Portela. Ao se dirigir a esses locais, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) solicita que a população utilize máscaras, respeite o distanciamento de 2 metros entre pessoas, evite tocar em superfícies e realize a higienização das mãos.
Dados de sistema online do Ministério da Saúde apontam que 218.609 pessoas já foram vacinadas na capital piauiense. “Porém, alertamos que 36.880 crianças, 8.000 professores, 5.938 gestantes e 1.125 mães no pós-parto (até 45 dias) ainda não se vacinaram”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.
Essa vacina não têm eficácia contra o novo coronavírus e sim contra a gripe, doença respiratória causada pelo vírus influenza e que pode ser fatal. Neste momento, a vacinação protege a população, evitando complicações de saúde e também ajuda a reduzir o número de doentes que procuram por UBSs, já bastante demandadas por conta da pandemia da Covid-19.