O Senado Federal aprovou na tarde desta terça-feira (23/06), o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição que altera as datas das eleições municipais deste ano devido a pandemia do coronavírus.
A proposta prevê as eleições nos dias 15 e 29 de novembro, para primeiro e segundo turno, por causa da pandemia do coronavírus. O senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da proposta, entregou o relatório na manhã desta terça (23).
Do total de 67 votos favoráveis, 8 contrários e 2 abstenções. Os senadores devem analisar possíveis mudanças, que poderão alterar o texto, inclusive, sobre a data do segundo turno. Alguns parlamentares defendem 6 de dezembro. Para a aprovação da emenda é necessário a aprovação de pelo menos 49 senadores.
Com a manutenção da data para a realização das convenções partidárias, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, e para o registro de candidaturas, entre 5 de agosto e 15 de agosto, a campanha seria estendida por quase dois meses, em caráter excepcional. A medida facilitaria o julgamento dos registros de candidaturas pela Justiça Eleitoral.