Mais mudanças

Abraham Weintraub deixa Ministério da Educação e pode assumir cargo de diretor do Banco Mundial

Até o momento, não foi divulgado o nome do substituto de Abraham Weintraub.

Atualizado em 18 de junho de 2020 - 22:21

Imprimir

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou na tarde desta quinta-feira, (18/06), que deixa o cargo. O anúncio foi feito por meio de vídeo, em que Weintraub aparece ao lado do presidente da República Jair Bolsonaro (Sem partido) e não foi informado nome de substituto.

Abraham Weintraub informou ainda no vídeo, que assumirá cargo de diretor do Banco Mundial, localizado em Washington (EUA). O Brasil lidera um grupo de 09 países e, como maior acionista, tem a prerrogativa de indicar diretor da área.

“Sim, desta vez é verdade. Eu estou saindo do MEC e vou começar a transição agora. Nos próximos dias, eu passo o bastão para o ministro que vai ficar no meu lugar, interino ou definitivo”, reforçou.

No vídeo, o ex-ministro da Educação falou que não pretende falar sobre os motivos de sua caíba. “O importante é dizer que eu recebi o convite para ser diretor de um banco. Já fui diretor de um banco no passado. Volto ao mesmo cargo, porém no Banco Mundial”, garantiu.

INQUÉRITOS NO SUPREMO

Abraham Weintraub é citado em dois inquéritos no Supremo: o que investiga esquemas de disseminação de fake news e de ofensas a ministros do STF e demais autoridades. O relator dessa investigação, ministro Alexandre de Moraes, determinou que Weintraub fosse ouvido sobre a fala. Com a ida Polícia Federal foi à sede do MEC, Weintraub usou o direito de permanecer em silêncio, ato que é garantido na Constituição.


Fonte: Márcia Gabriele