Espaços Públicos

Piauí Conectado implanta quase 70% dos pontos de internet em um ano

O projeto prevê a implantação de internet em 98 municípios piauienses, um total de 1.500 pontos e 5 mil quilômetros de fibra óptica.

Atualizado em 14 de junho de 2020 - 12:45

Imprimir

A Piauí Conectado comemora um ano de atividades no estado. Neste período, a empresa conseguiu efetivar a instalação quase 70% pontos de internet previstos no contrato de parceria público-privada. Com a implementação de rede de fibra óptica em 50 cidades, a empresa contribuiu para a agilidade da prestação de serviços ao potencializar a interconexão entre os órgãos de administração pública do Estado e atende atualmente 65% da população piauiense.

O projeto prevê a implantação de internet em 98 municípios piauienses, um total de 1.500 pontos e 5 mil quilômetros de fibra óptica. E já estão sendo desenvolvidos estudos para a ampliação do projeto para mais 126 municípios, totalizando os 224 municípios piauienses. O governador Wellington Dias considera a PPP Piauí Conectado um projeto de sucesso, pois conecta as 11 macrorregiões do estado. Para ele, o projeto é um modelo a ser seguido no Nordeste e no Brasil.

“A garantia que nós tenhamos 98 municípios integrados por fibra óptica inicialmente, desde municípios do norte, centro e sul, com conectividade de alta qualidade garante algo extraordinário. Velocidade para telemedicina, teleducação e telesegurança. Tudo isso é fundamental para o setor privado e setor público. Uma notícia boa é que o projeto chegará aos 224 municípios piauienses. Parabéns por esse um ano de grande importância para nosso povo”, ressalta o governador.

Até o momento, já foram investidos R$ 40 milhões em materiais e mão de obra. A empresa possui um prazo inicial de 27 meses para instalação de 1.500 pontos de internet, mas em apenas um ano de atuação já alcançou a marca de 1.039 pontos de internet em órgãos de administração pública, hospitais e espaços públicos. Até o momento, 50 pontos da rede Wi-Fi Piauí Conect foram implantados em espaços públicos de Teresina e Campo Maior.

Para Emerson Silva, diretor-presidente da Piauí Conectado, através dessa nova estrutura, os órgãos irão atender às demandas da população de forma mais ágil. A tecnologia de ponta também irá intensificar o acesso à informação de uma maneira mais prática. “Estamos com o cronograma de obras do projeto adiantado. Temos conseguido fazer uma entrega de qualidade e com uma velocidade muito maior do que foi projetado inicialmente, por nós e pelo Governo do Piauí”, pontua o diretor.

Economia

O projeto já apresenta resultados econômicos positivos. O relatório de eficiência e economicidade produzido pela Controladoria Geral do Estado (CGE) em novembro de 2019 demonstrou que desde a instalação da PPP, houve uma economia de mais de 30% em gastos, com contratos de links de internet e conectividade. Devido ao saldo positivo da parceria, tecnologia e desenvolvimento estão sendo construídos juntos.

Sobre a Piauí Conectado

A Piauí Conectado é uma empresa que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI/PI). O objetivo é colaborar para o desenvolvimento do Estado ao modernizar o sistema de comunicação e tecnologia da região. A PPP vai além do fornecimento de internet e sempre busca soluções tecnológicas para auxiliar as demandas do Estado, especialmente ligadas às áreas de saúde, educação e segurança.   

Fonte: Com informações da Ascom