A Federação de Futebol do Piauí (FFP) e os representantes dos oito clubes participantes da Série A do Campeonato Piauiense decidiram que os jogos deverão ser retomados apenas no segundo semestre de 2020, sem data marcada. A decisão foi debatida em reunião, por meio de videoconferência, realizada na manhã dessa quinta-feira (11/06), e o mês de novembro foi apontado como uma possibilidade de retomar os jogos.
A reunião virtual tratou da continuidade do Campeonato Piauiense e do plano de retomada das atividades econômicas do governo estadual. Segundo o Plano de Retomada Organizada (PRO Piauí), as atividades esportivas foram classificadas na terceira e última categoria.
Segundo o presidente da FFP, Robert Brown, todos os interessados querem o retorno dos jogos, no entanto, a FFP e os clubes estão preocupados com a saúde dos atletas e dos profissionais envolvidos no Campeonato Piauiense.
“Foi lançada a sugestão de retorno da competição mais para o fim do ano. A expectativa é que até lá a pandemia já esteja mais controlada, dando mais segurança a todos nós. Inclusive com a possível presença de torcedores nos estádios”, pontuou.
Para Robert Brown, a liberação e o retorno do futebol piauiense só acontecerão se for de forma responsável e seguindo todas as orientações das autoridades de saúde.
“A FFP não age sozinha. Nós vamos seguir monitorando essa situação e vamos aguardar a posição dos governos municipais e estadual para definir quando e como será feita a retomada das atividades relacionadas ao futebol. Isso é importante porque são eles que estabelecem as regras de isolamento social. Até lá nós vamos seguir realizando reuniões com os clubes para avaliar a situação de cada um deles”, esclareceu.
Além disto, a FFP tem aguardado o calendário da CBF, responsável em definir as datas dos jogos das competições nacionais. Um novo encontro foi marcado para 24 de junho.
CLUBES SUGEREM NOVEMBRO PARA RETOMADA
Os clubes debateram na reunião sobre a possibilidade da retomada dos jogos pendentes da fase classificatória no mês de novembro e as duas finais em dezembro. A proposta visa minimizar os gastos dos clubes, tendo em vista que os atletas seriam aproveitados para a temporada de 2021.
Para Batista Filho, representante do Parnahyba Sport Clube, os clubes piauienses já têm situação financeira complicada e piorou com a pandemia.
“Teremos muita dificuldade para reformular os times, conseguir patrocínios e manter toda a estrutura necessária para o clube funcionar com as novas recomendações sanitárias. Por isso, considero que seja mais viável deixar o estadual para o final de outubro ou começo de novembro porque teríamos condição de montar os times e já mantê-los para 2021”, pontuou.