Montezuma
O ex-secretário municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, ainda permanece como pré-candidato tucano à sucessão do prefeito Firmino Filho, segundo garantiu o presidente do diretório municipal do PSDB na Capital, vereador Edson Melo. Esse “ainda permanece” deixa entender que pode ocorrer mudança na chapa. Melo informou que na quinta-feira, 11, deve ocorrer uma reunião do pré-candidato Montezuma com os pré-candidatos a vereador para ouví-los.
Mensalidade escolar
Finalmente, após muitos debates envolvendo interessados na temática, o plenário virtual da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou nesta terça-feira, 9, o Projeto de Lei, de autoria do deputado Republicado, Pastor Gessivaldo Isaías, que concede descontos nas mensalidades das escolas e faculdades da rede privado de ensino neste período de pandemia do Covid-19. Para Gessivaldo, a aprovação do projeto foi uma vitória do povo piauiense. “Agora, vou comprar a sanção do governador Wellington Dias”.
Atividade presencial
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teresina, presidida pelo vereador Geová Alencar, do MDB, vai discutir o retorno das atividades presenciais no dia 15 deste mês de junho. A exemplo do que já decidiram a Assembleia Legislativa do Piauí e Tribunal de Justiça do Piauí. A decisão faz parte de um acordo entre esses poderes em retornarem com suas atividades presenciais no mesmo dia. Mas há quem aposte que esses órgãos sigam a medida do governador petista Wellington Dias que prolongou até o dia 22 próximo o isolamento social.
Reabertura da economia
Em tempo de pandemia do Covid-19, os empresários que andam realizando protestos e cobrando a reabertura das atividades econômicas no Piauí, em especial, na Capital, tiveram uma sinalização do Comitê Pro Piauí, que coordena o Programa Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas. Três são os setores que terão sinal verde para voltarem com suas atividades: construção civil, setor médico e clínicas e automotivo (peças e oficinas).
Renda mínima
Anunciado nesta terça-feira, 9, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a criação pelo governo federal de um programa de renda mínima permanente, após a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, batizado de Renda Brasil. O ministro afirmou ainda que será criado um programa para geraão de empregos formais, com a retomada do projeto Carteira Verde e Amarela.
Covid-19
Após a polêmica afirmação de que a contaminação a partir de pessoas assintomáticas seria “rara”, a infectologista Maria Van Kerhove, responsável técnica pelo time de combate à covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS) – esclareceu nesta terça-feira (9), em uma entrevista especial, que houve um mal-entendido sobre a fala.